Primeiro clássico do ano entre Atlético e Cruzeiro termina empatado

0

Rivais empatam por 1 a 1 em duelo ‘morno’ e com lance infeliz do goleiro Fábio.

Em um clássico ‘morno’ no Dia Internacional da Mulher e com emoções reservadas para o fim, Cruzeiro e Atlético empataram por 1 a 1, neste domingo, 8 de março, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Rafael Carioca abriu o placar para o Galo, em lance infeliz do goleiro Fábio, que chutou a bola nas costas do lateral Patric, e Leandro Damião igualou para o time celeste, mostrando a marca do artilheiro.

O resultado foi mais interessante para o Cruzeiro, que manteve a liderança do Mineiro, com 14 pontos. O Atlético, que deu a impressão de que conseguiria tomar a ponta do rival, permaneceu em segundo, com 13. Mas o time alvinegro ampliou a série invicta diante do arquirrival para nove partidas – cinco vitórias e quatro empates. O último triunfo celeste ocorreu no primeiro turno do Brasileiro de 2013, quando ganhou por 4 a 1.

Mesmo com a necessidade de vitória para afastar a desconfiança das torcidas em função dos últimos resultados ruins, especialmente na Copa Libertadores, Cruzeiro e Atlético tiveram atuação burocrática e o clássico só cresceu em emoção depois da segunda metade da etapa final, quando saíram os gols. O Galo aproveitou uma infelicidade do goleiro Fábio e balançou as redes com Rafael Carioca. Depois, Leandro Damião deixou a marca de artilheiro e livrou o time celeste da derrota.

O Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira, diante do Villa Nova, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para manter a liderança do Campeonato Mineiro. Já o Atlético terá pela frente a Caldense, quinta-feira, no Ronaldão, em Poços de Caldas, em duelo direto pela vice-liderança.

Fábio fez duas defesas à queima-roupa na etapa inicial, mas, no 2º tempo, foi infeliz em lance do gol do Atlético – Foto: Ramon Lisboa / Jornal Estado de Minas / D.A Press / Super Esportes

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela pouca efetividade dos times no setor ofensivo. Cruzeiro e Atlético optaram por um meio-campo reforçado, mas com pouca mobilidade. O time celeste teve em Marquinhos, caindo pela direita, uma boa peça de frente, dando trabalho para o lateral-esquerdo Douglas Santos. Já o Galo contou com Luan mais centralizado, cuidando da armação, sem no entanto se entender com os homens de frente.

Com dificuldades de penetração na área, os times apostavam nos chutes de longe. Na primeira vez que conseguiu chegar com mais objetividade, o Cruzeiro assustou. Leandro Damião cruzou e Willian pegou de primeira, nas mãos de Victor. No lance seguinte, Marquinhos pegou rebote e arrematou com perigo, à direita da meta alvinegra.

No lado alvinegro, a melhor oportunidade ficou na chamada ‘bola parada’, um dos pontos fortes da equipe. Dodô cobrou escanteio pela direita e Jemerson cabeceou para grande intervenção de Fábio. No rebote, o zagueiro ainda completou e o goleiro se atirou para evitar o gol. No fim, o Cruzeiro chegou bem com Marquinhos, que cruzou e Leandro Damião concluiu prensado com a defesa.

Um primeiro tempo de muita marcação e poucas emoções das duas equipes, que não corresponderam. “Em um clássico equilibrado as oportunidades são raras e temos de aproveitar as que surgirem”, recomendou Victor. “Tivemos volume, ficamos em cima deles, mas temos que ter paciência. Qualquer hora a bola vai entrar”, projetou Marquinhos.

Falha e empate no fim

Os times voltaram dando sinal de que teriam uma postura diferente, buscando logo o ataque. Mas os erros de passe e a pouca inspiração dos homens de frente prejudicavam as jogadas. O Cruzeiro quase surpreendeu com Paulo André, que pegou de primeira de fora e obrigou Victor a grande defesa, voando para tirar a bola no ângulo esquerdo. O Atlético estava armado para os contragolpes, só que as falhas no passe impediam o êxito.

Marcelo Oliveira mexeu aos 15min, trocando logo dois jogadores. Alisson substituiu De Arrascaeta e Judivan foi lançado na vaga de Willian. Do lado alvinegro, Levir Culpi optou pelo estreante Danilo Pires no lugar de Dodô, enquanto Maicosuel entrou para a saída de Cesinha. O marasmo ofensivo continuou e só mesmo um lance inusitado para resultar em gol. E foi o que ocorreu. Aos 28min, Fábio tentou chutar a bola, que tocou nas costas de Patric e sobrou limpa para Rafael Carioca emendar para as redes: 1 a 0 para o Atlético.

A pequena torcida alvinegra explodiu de vez no Mineirão, enquanto os cruzeirenses tentavam se recuperar do golpe. Marcelo Oliveira mexeu imediatamente, trocando o volante Willians pelo atacante Joel. O objetivo era arriscar tudo em busca da reação. Pressionado a atacar, o time celeste contou com a estrela de Leandro Damião para empatar. O atacante recebeu na área, girou em cima de Jemerson, ganhou a dividida com Douglas Santos e chutou no canto direito, aos 37min: 1 a 1. Foi o quinto gol do centroavante, artilheiro do Estadual.

Cruzeiro 1 x 1 Atlético

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Leo, Paulo André e Mena; Willians (Joel) e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta (Alisson) e Willian (Judivan); Leandro Damião – Técnico: Marcelo Oliveira

ATLÉTICO: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Dodô (Danilo Pires); Cesinha (Maicosuel) e Carlos – Técnico: Levir Culpi

Motivo: Sexta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: Domingo, 8 de março
Árbitro: Emerson de Almeira Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Márcio Eustáquio Santiago
Gols: Rafael Carioca, 28, Leandro Damião, 37min do 2ºT
Público: 35.390 (presentes); 34.412 pagantes
Renda: R$ 1.368,285
Cartões amarelos: Leandro Damião, Leo, Mena (CRU); Leandro Donizete, Edcarlos(ATL)

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui