Quatro pessoas morrem em acidente aéreo no Sul de Minas Gerais

0

Aeronave de pequeno porte, que saiu de Paraty (RJ) para Ribeirão Preto (SP), caiu por volta das 12h20.

Quatro pessoas morreram, no início da tarde desta quinta-feira (19), na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Bueno Brandão, no Sul do Estado. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente, mas a aeronave prefixo PTKBV, modelo Cessna Aircraft, partiu de Paraty (RJ) e seguia para Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Varginha, na mesma região, a corporação foi acionada por volta das 12h20. Seis militares em duas viaturas se deslocaram para o local. No fim desta tarde, a corporação confirmou os quatro mortos, sendo eles Eduardo Laurentez de Caiado Castro, piloto do avião, e os passageiros Júnia de Salles Caiado Castro, de 25 anos, Talita Mariana Fornel, de 29, e o namorado de Talita, Eduardo Martinelli, de 27 anos.

Júnia seria a filha do proprietário do avião, Denilton Gubolin de Salles. Durante o Carnaval, Talita, que é diretora administrativa do frigorífico Fornel e Walmeat, chegou a publicar uma foto no interior da aeronave do acidente.

Cenário da tragédia

O sargento José Ronaldo de Queiroz, da Polícia Militar (PM) do município, foi um dos primeiros a chegar ao local. “Fomos acionados por moradores que viram o momento em que o avião caiu, já sem uma asa, em uma mata na zona rural. O local da queda fica próximo ao bairro Torre, a cerca de 8 km do centro da cidade, perto de uma estrada de terra”, conta o militar. Chovia no momento do acidente.

Ele ainda conta que o cenário é de destruição total. “A aeronave ficou completamente retorcida, não deu nem para ver identificação. Tem muitos materiais espalhados no interior da mata. Conseguimos avistar o corpo de um casal, mas estavam completamente mutilados, despedaçados mesmo”, detalhou Queiroz.

Ainda nesta tarde, o sargento recebeu uma ligação de um homem que se identificou como Denilton e afirmava ser o proprietário da aeronave, que estaria indo para Ribeirão Preto, em São Paulo. “Ele estava muito nervoso e o máximo que consegui obter de informação dele foi que haviam quatro pessoas na aeronave, sendo dois homens chamados Eduardo e duas mulheres, Júlia e Talita”, finalizou.

O capitão Emiliano Lages Ferreira auxiliará nas buscas no local do acidente até a noite desta quinta-feira. “A princípio os policiais tinham avistado apenas dois corpos, mas agora já conseguimos encontrar um terceiro. Os corpos estão muito espalhados e não tem como saber se há mais pessoas ali. Só mesmo quando os bombeiros fizerem a retirada”, explicou.

Aeronave estava em dia, diz Anac

Nota divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o monomotor Cessna modelo 182P estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. Ainda de acordo com a agência, a aeronave pertence à Denilton Gubolin de Salles.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave decolou às 10h30 de Paraty, no Rio de Janeiro, e ia em direção à Ribeirão Preto, em São Paulo. O último contato feito com o piloto foi às 11h08, ainda de acordo com a corporação.

Assim que foi notificada sobre a ocorrência do acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deslocou uma equipe para o local. Esta equipe é formada por técnicos e investigadores que farão os levantamentos iniciais com relação à tragédia.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Cenipa, serão coletados dados, entrevistas com testemunhas, entre outras medidas, para dar início à investigação. Somente após uma análise destes dados é que será elaborado o relatório final, que deverá apontar o que provocou a queda e as recomendações de segurança.

Primeiros policiais a chegarem no local conseguiram identificar dois corpos até o momento – Foto: Divulgação / Polícia Militar de Minas Gerais / Reprodução O Tempo

(Fonte: Jornal O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui