Embraer faz primeiro teste de voo de cargueiro que vai integrar frota da FAB

0

O KC-390 fez o seu primeiro teste de voo hoje (3), em Gavião Peixoto (SP). O avião, produzido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), é o maior já desenvolvido no Brasil. O voo durou uma hora e 19 minutos e tudo correu bem. O período de testes deve durar até o fim de 2016. A partir daí, começarão ser entregues à Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 28 unidades em 12 anos.

O avião deve substituir o C-130 Hercules em todas as suas missões, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. O aparelho é mais veloz que o Hérculos, que atinge 671 quilômetros por hora (km/h). O modelo da Embraer chega a 870 km/h.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB). Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ao site do Ministério da Defesa.

KC-390 Embraer fez o primeiro teste de voo nesta terça-feira (3) – Foto: Divulgação / Embraer

O KC-390 mede 35,20 metros de comprimento, altura de 11,84 metros e envergadura de 30,05 metros. É um avião que permite abastecimento em pleno voo e pode transportar até 23 toneladas. Ele pode transportar 80 soldados equipados, 64 paraquedistas ou 74 macas e uma equipe médica. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

O valor total do contrato é de R$ 7,2 bilhões e prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Seis países já demonstraram interesse de comprar a aeronave: Suécia, Portugal, Argentina, Colômbia, Chile e República Checa. (Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.