Conheça algumas praias que vai deixar você com vontade de viajar

0

Já pensou onde vai passar suas férias? Pensou em uma praia? Mas aposto que a primeira imagem de praia que vem a sua cabeça é aquele sol lindo atingindo uma areia amarelada, dividindo espaço com um imenso mar azul, correto?

Isso não é exatamente o que acontece nas praias que selecionamos para você. Esqueça o que está acostumado e confira as praias mais exóticas do mundo.

1 – Punalu’u Beach, Hawaii

Punalu’u é também chamada de Praia de areia preta, está localizada no Havaí. Sua areia negra é formada pela lava que escorre para o oceano devido a grande atividade vulcânica do Parque Nacional dos vulcões. O lugar, por ser cheio de rochas, é muito perigoso para nadar e na praia podem ser avistadas inúmeras tartarugas.

É proibido levar qualquer amostra de terra ou rocha vulcânica do local, uma crença contada pelos nativos diz que a pessoa que ousar levar areia ou pedra do lugar será amaldiçoada pela deusa havaiana do vulcão até que seja devolvido.



2 – Praia de Vidro, Califórnia

Por muitos anos, os moradores de Fort Bragg, cidade de praia da Califórnia, jogaram o lixo de suas casas penhasco abaixo, sem se importar com o resultado. O aterro que se formou era tão grande que, para se livrar do acumulo, os moradores simplesmente incendiavam os detritos. Uma atitude nada responsável.

O que você ainda não sabe é que ainda pior: o lixo caia no mar e o terreno em que se acumulava toda essa sujeira ficava em uma praia quase inexplorada. Apesar de ser algo totalmente reprovável hoje em dia, no início do século XX jogar lixo no mar era algo comum.

Por volta de 1967, o governo local decidiu se livrar de toda a sujeira acumulada ao longo de décadas. A Costa do Conselho de Qualidade da Água do Norte fechou a praia, que pertencia a Lumber Company União, e começou uma ação de limpeza no local. Muitos objetos foram removidos, mas os vidros e garrafas permaneceram, assim como objetos menores.

Com o tempo, as ondas do mar lapidaram os cacos que ficavam espalhados pelo litoral, lixando-os com o atrito da areia e da água e transformando-os em pedras de vidro coloridas e transparentes: um verdadeiro tapete de cristais se formou e deixou este cantinho do litoral californiano conhecido como Glass Beach, ou “Praia de Vidro”.

No final da década de 90, o dono da praia fez uma parceria com o governo, a propriedade passou por mais um processo de limpeza – que durou cinco anos – e finalmente foi aberta para a visitação pública. Atualmente, o terreno é parte do Departamento de Parques e Recreação da Califórnia e foi incorporado ao MacKerricher State Park – uma área de proteção ambiental.

Apesar de toda a degradação que o local passou por décadas, a praia de vidro abriga uma variedade de plantas, moluscos e caranguejos, incluindo espécies ameaçadas de extinção. São 150 mil metros quadrados de areia coberta de vidros cintilantes, fauna e flora local, que chamam atenção de turista do mundo todo.

O fenômeno de autolimpeza ocorreu também nas praias de Benicia, ainda na Califórnia, na Baía de Hanapepe, no Havaí, e na Baía de Guantanamo, em Cuba.



3 – “Hidden beach” (praia escondida), Ilhas Marieta, México

É difícil de achá-la (justamente daí o nome “Praia Escondida” ou “Praia Secreta”), mas quem puder conhecer as surpreendentes Ilhas Marieta, no estado de Nayarit, no México, deveria. Isso porque lá, protegida contra a intrusão do mundo exterior, fica uma praia maravilhosa.

Localizada a poucos quilômetros da costa do México, perto das cidades de Puerto Vallarta e Bahía de Banderas (que também é uma baía), as Ilhas Marieta são arquipélagos que se formaram como resultado de atividade vulcânica. Desde então, o local permaneceu quase isolado.

Atualmente, estas ilhas recebem milhares de turistas durante o ano inteiro, mas não é permitido que ninguém resida nelas. Também é estritamente proibido praticar pesca, caça ou qualquer atividade humana nociva ao meio ambiente.

A proteção do governo do México deixou o ambiente propício para o desenvolvimento do ecossistema marinho. É um dos poucos lugares do país onde os peixes vivem sem interação humana.

Visitantes relatam avistamentos de grandes tartarugas marinhas, arraias, polvos, golfinhos selvagens, baleias jubarte, aves raras e milhares de espécies de peixes tropicais ao redor das ilhas. Sem contar a incrível paisagem natural e a Praia Escondida, que inexplicavelmente está dentro do que só pode ser um buraco.

Se quiser conhecer as ilhas, que oficialmente fazem parte do município de Bahia de Banderas, é só ir até a cidade de Punta de Mita, de onde partem pequenos barcos para passeio na região. Os moradores locais também explicam a flora e fauna única da área. Com certeza, vale a pena.



4 – Praia que brilha à noite nas Ilhas Maldivas

Um fenômeno surpreendente ocorre em uma praia nas Ilhas Maldivas: o mar fica brilhante, parecendo um céu estrelado. Mas como isso poder acontecer?

O efeito é produzido por milhões de minúsculos organismos chamados fitoplâncton bioluminescentes, que brilham como se fossem vaga-lumes quando as ondas quebram na areia e agitam as pequenas criaturas. Elas também acendem sob pressão, como quando as pessoas caminham pela orla, para afugentar seus predadores.

Destino preferido de mergulhadores e casais em lua de mel, o local reserva essa surpresa a seus visitantes, mas o fenômeno também já foi visto em algumas praias da Califórnia e da Austrália.



5 – A Praia das Catedrais, Ribadeo, Espanha

A Praia das Catedrais é o nome turístico da Praia de Augas Santas (“Aguas Santas” em galego), situada no município de Ribadeo, paróquia de A Devesa, na costa do Mar Cantábrico da província de Lugo, na comunidade autónoma da Galiza, Espanha. Encontra-se a cerca de 10 km a oeste de Ribadeu, a meio caminho em linha reta de Foz. Deve o seu nome turístico à forma peculiar das arribas no lado oriental, as quais forma o que faz lembrar uma catedral medieval devido aos arcos naturais.

A praia está classificada como “monumento natural” pela Conselharia do Medio Ambiente da Junta de Galiza e está integrado na Rede Natura 2000 como sítio de importância comunitária. Em julho de 2008 foi considerada uma das melhores praias do mundo num inquérito do site Youvox Voyages que sobe 8 000 praias.

A peculiaridade da praia são os arcos e grutas, as quais só é possível apreciar a pé durante a maré baixa, pois durante a maré alta as grutas e parte dos arcos estão submersos e o tamanho da praia encolhe drasticamente de 1 328 metros de comprimento e 100 metros de largura para pouco mais de 300 metros de comprimento um par de dezenas de metros de largura, apesar de continuar a ser possível tomar banho. Durante a maré baixa, a praia tem um extenso areal delimitado por uma paredes rochosas de ardósia e xisto com mais de vinte metros de altura. Os grandes arcos existentes na extremidade oriental com cerca de trinta metros de altura fazem lembrar arcobotantes de catedrais. Além dos arcos, há igualmente diversas grutas, que vão desde simples fendas até cavernas de várias dezenas de metros quadrados. Todas estas formações geológicas resultam da erosão do vento e da água salgada.



6 – Praia de Areia Rosa, Bahamas

Uma das praias mais bonitas das Bahamas não atrai milhares de turistas por causa de areia branca e fofa. A Pink Sands Beach, como o nome indica, exibe uma belíssima areia rosada. A coloração deve-se a pedacinhos de conchas vermelhas e rosa que foram esmagadas pelas ondas e misturadas à areia e a estilhaços de coral. São 4,8 quilômetros de praia, com mar azul-turquesa que convida à prática do mergulho ou snorkel. Além das atividades aquáticas, pode-se também fazer cavalgadas à beira-mar.



7 – Praia Maho, São Martinho

A praia Maho é uma praia situada em São Martinho nas Pequenas Antilhas. Junto à praia situa-se o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, sendo famosa precisamente pela proximidade entre o areal e a pista do aeroporto.



8 – Jokulsarlon, Islândia

Na praia de Jokulsarlon, localizada na Islândia, temos um belo contraste entre a areia negra e pedaços de gelo.



9 – Moeraki Boulders (Ovos de dragões), Koekohe Beach, Nova Zelândia

Esses “ovos” são, na verdade, bolas de rochas sedimentares. O local atrai milhares de visitantes todos os anos.



10 – Papakolea Beach (Green Sand Beach), Havaií

A cor verde oliva das areias de Papakolea Beach, localizada ao sul da Ilha de Havaí, tornam o lugar de difícil acesso tão especial. Esta coloração esverdeada deve-se aos cristais de olivina, pedras consideradas preciosas trazidas à superfície por erupções vulcânicas. A praia é bastante isolada. Para chegar ao local, deve-se fazer uma trilha de dois quilômetros a pé ou de 4×4 pela costa. Depois, é preciso descer colina abaixo até chegar à areia. Com uma forte correnteza, turistas precisam ter cuidado para mergulhar ali.



11 – Calçada dos Gigantes, Irlanda

A Calçada dos Gigantes (em inglês Giant’s Causeway) é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1986 sob o nome de “Calçada dos Gigantes e sua Costa”, e como Reserva Natural em 1987.

Fica numa área de basalto compacto. A atividade vulcânica nessa área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C. Quando entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou. A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma se encolhia à medida que se resfriava lentamente e, por causa de sua composição química, fendas hexagonais regulares se formaram na superfície. Enquanto o magma continuava a se resfriar por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.



12 – Red Sand Beach, Rábida, Galápagos

A areia vermelha na Rábida foi formada devido à oxidação dos depósitos de lava ricos em ferro, embora possa também ser devido a sedimentos de corais.



13 – Pfeiffer Beach – Califórnia

A praia Pfeiffer Beach fica em Big Sur na Califórnia , suas rochas são ricas em granada de manganês.O resultado da bela coloração da areia é um roxo com rosa é devido a esse minério que escorre da montanha com as chuvas.



14 – Vik Beach, Islândia

A Islândia é um país com uma grande quantidade de atividade vulcânica, por isso as praias pretas são tão comuns por lá.



15 – Cave Beach, Algarve, Portugal

A costa de Algarve é constituída por calcário, que é facilmente desgastado, o que leva à formação dessas impressionantes cavernas.



16 – Kaihalulu Beach (Red Sand Beach)

Um dos cinco condados do estado norte-americano do Havaí, Maui tem mais de 80 belas praias. Entre elas, destaca-se a Red Sand Beach, com suas areias vermelho-escuro. A praia em formato de lua crescente é envolta por uma colina de origem vulcânica, coberta de pinheiros. No meio do mar, um paredão de lava negra protege a costa das ondas mais fortes.

O azul do mar, o verde das árvores, o vermelho da areia e o preto do arrecife formam uma paisagem única. O acesso a este paraíso, no entanto, é bem difícil. Ao final da Uakea Road, é preciso atravessar por uma propriedade particular até o início da trilha. De lá, há um caminho íngreme de 10 minutos até a areia.



17 – Hot Water Beach – Península de Coromandel, Nova Zelândia

Antes de dar um pulo em Hot Water Beach, localizada na península de Coromandel, é preciso dar uma olhada nos horários das marés e ir munido de uma pá. Estranho? Pode até ser, mas uma experiência única. Isto por que, na maré baixa, basta cavar um buraco na areia para começar a jorrar águas termais e, assim, está criada sua própria piscininha particular. Por cerca de duas horas, pode-se ver crianças, casais, jovens e adultos curtindo um banho quentinho. Quem quiser pegar um bom espaço, deve chegar cedo, pois a praia fica lotada.



18 – Shell Beach – Shark Bay, Austrália

Imagine uma praia longínea de cor tão branca que parece um tapete de neve, banhada por um mar azul-turquesa muito vivo. Agora substitua a areia por bilhões de conchinhas. Assim é Shell Beach, localizada na região de Shark Bay, na costa oeste da Austrália. Esta praia se estende por mais de 100 quilômetros e é formada inteiramente por conchas do berbigão, uma espécie de molusco. Com isso, andar descalço ou deitar sobre estas casquinhas pode ser uma tarefa difícil. Seu cenário pitoresco, no entanto, já vale a visita.



19 – Sandcut Beach – Ilha de Vancouver (Canadá)

Esta bela praia da Ilha de Vancouver passa despercebida para os turistas que viajam de carro pela West Coast Road. Mas depois da ponte, localizada antes do Rio Jordan, após uma trilha pela mata, chega-se a este lugar quase deserto. É possível ficar horas lá sem encontrar uma única alma. O chão é todo de pedrinhas arredondadas e lisas. Na ponta da praia, a água do Sandcut Creek cai pelas rochas formando duas belas cachoeiras.



20 – Kamalame Cay, Bahamas

Ilha particular a 15 minutos de voo de Nassau, capital das Bahamas, a Kamalame Cay é um santuário natural isolado, coberto de palmeiras e cercado por águas cristalinas. O resort de Kamalame Cay, único da ilha, proporciona luxo e conforto a seus hóspedes em um cenário paradisíaco.



21 – Rosalie Bay, Domínica

Situada na pequena ilha caribenha da Domínica, a praia de Rosalie Bay oferece tranquilidade e natureza a 45 minutos de Roseau, capital do país. O Rosalie Bay Resort tem 28 suítes com vista para as montanhas e para o oceano em meio aos coqueirais.



22 – Baía do Sancho – Fernando de Noronha, Brasil

Baía do Sancho é o nome de uma baía de águas claras localizada a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. Na porção central da baía são encontradas lajes rochosas que abrigam uma diversificada fauna e flora marinha.

A Baía do Sancho é a praia mais bela do Brasil. Isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, onde pássaros constroem seus ninhos, ela tem areia branca e mar verde-esmeralda. Do alto da falésia mais um presente: o mirante dos Golfinhos de onde é possível ver os rotadores brincando no mar. Aliás, a vista como um todo é simplesmente maravilhosa.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui