Operação combate quadrilha investigada por crimes no Leste de Minas e Espírito Santo

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta quinta-feira, 20 de outubro de 2022, em conjunto com as polícias Militar e Penal de MG e do ES, operação em combate a organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes. Conforme apurado, o grupo atua em Minas e possui ramificações no Espírito Santo. 

Fruto de investigação desenvolvida há cerca de cinco meses, a operação, batizada de Katharsis II, é uma extensão da operação Katharsis I (“purificação”, em grego), realizada há três anos, no mês de outubro de 2019. A ação desta quinta foi deflagrada no bojo de Ação Penal promovida pelo Ministério Público em desfavor de 26 indivíduos qualificados como integrantes desse grupo. Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva. Houve ainda 39 alvos de mandados de busca e apreensão.  

Em cumprimento às ordens determinadas pelo Juízo de Aimorés, as diligências foram executadas em diversas cidades mineiras e capixabas: Aimorés, Governador Valadares, Itueta e Conselheiro Pena, em Minas, além de Baixo Guandu, Colatina e Cariacica, no Espírito Santo. 

Segundo apurado, a organização criminosa atua com emprego de armas de fogo, conta com envolvimento de adolescentes e mantém conexão com outras organizações criminosas independentes.  Além disso, a operação abrangeu a realização de diligências em unidade prisional onde alguns dos integrantes dessa mesma organização, também denunciados pelo MPMG em Ação Penal, encontravam-se recolhidos, porém, ainda em atuação no grupo criminoso. Foi apurado que alguns dos crimes estavam sendo praticados ou capitaneados por indivíduos, no interior dos estabelecimentos prisionais.  

Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, radiocomunicadores, drogas ilícitas, balança de precisão, dinheiro, aparelhos celulares, baterias de celular e pedaços de serra, e efetuadas as prisões em flagrante de quatro alvos, os quais foram encaminhados a Delegacias de Polícia Civil de Aimorés e Baixo Guandu para autuação. 

A operação contou com a atuação de 100 policiais militares do Estado de Minas Gerais, 37 policiais militares do ES e 44 policiais penais.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui