Base Avançada do Samu em Taiobeiras recebe sede própria

0

Em sua primeira visita ao Norte de Minas como secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira inaugurou a sede própria da base avançada do Samu Macro Norte em Taiobeiras, na manhã desta quarta-feira (22).


Sede própria da unidade, que beneficia 200 mil pessoas, proporcionará mais conforto aos socorristas

Instalada no município em 2009, como parte integrante da Rede de Urgência e Emergência, implantada pela Secretaria de Estado de Saúde de forma pioneira na região, a base avançada do Samu de Taiobeiras dá suporte aos 16 municípios da microrregião, beneficiando uma população de mais de 200 mil pessoas, além de atender às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 251. No período de 2009 a 2013, a base realizou mais de cinco mil atendimentos.

Funcionando até então em imóvel alugado, a unidade ganha sua sede própria, que irá proporcionar mais conforto aos socorristas. O secretário Alexandre Silveira diz que entregar a sede própria do Samu à população demanda uma nova responsabilidade. “O trabalho do Samu é fundamental para garantir o acesso da população ao atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, com a qualidade e tempestividade necessárias, mas também é preciso resguardar a humanização das condições de trabalho dos nossos ‘anjos da guarda’, os socorristas. Registro aqui meu compromisso de trabalhar para que essa iniciativa se estenda, através dos consórcios, a todos os outros municípios do Estado onde estão instaladas as bases do Samu”, garante o secretário.

Alexandre Silveira também assumiu o compromisso com a população do Alto Rio Pardo em realizar um estudo para instalação de uma nova base avançada do Samu na região, para encurtar as distâncias no atendimento às ocorrências de acidente de trânsito na BR-251.

Na construção da nova sede foram investidos recursos de mais R$ 300 mil, viabilizados pelo esforço institucional empreendido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, governo federal e municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Os investimentos também foram utilizados na aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais necessários ao funcionamento da unidade. O terreno foi cedido pela prefeitura municipal de Taiobeiras.


Nova sede foi inaugurada pelo secretário de Saúde Alexandre Silveira, nesta quarta-feira

O presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, ressalta que a sede própria é um marco dos avanços da Rede de Urgência e Emergência na região. “Temos registrado importantes avanços na assistência à população norte-mineira, não só na urgência e emergência, mas em todas as áreas da saúde. E essa preocupação em proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam em uma área tão vital, que é o Samu, é uma demonstração do cuidado do Governo de Minas e de todos os municípios da região de promover uma saúde de forma humanizada e com a estrutura adequada”, observa.

ESTRUTURA

O Samu Macro Norte possui 37 bases que atendem a uma população de cerca de 1,6 milhão de pessoas de 86 municípios e, segundo o prefeito, esta é quarta unidade própria do Samu a ser inaugurada na região. As outras duas estão em Janaúba, Brasília de Minas e Pirapora. “No próximo mês, será inaugurada a sede da base avançada de Januária”, anuncia.

A unidade conta com uma equipe de socorristas composta por 26 profissionais que passarão a contar com uma estrutura equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e higienização.

O prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes Rodrigues, diz que a nova sede do Samu vem somar a uma série de outros benefícios que o município vem recebendo nos últimos anos, fortalecendo a assistência à saúde de toda microrregião. “Taiobeiras conta com CTI adulto e está em fase de conclusão da construção do CTI neonatal. O hospital do município foi fortalecido, melhorando sobremaneira a resolubilidade da assistência na região, reduzindo, assim, a transferência de pacientes para outros municípios. Temos o centro Viva Vida, centro especializado de odontologia (CEU), reabilitação em fisioterapia, 100% de cobertura de PSF, com todas as unidades reformadas e devidamente equipadas, recebendo, inclusive, da Secretaria de Estado de Saúde, o prêmio pela experiência exitosa na Atenção Primária à Saúde e a medalha Mérito da Saúde pela excelência do serviço no município. Tudo isso é resultado do compromisso do Governo de Minas e dos prefeitos do Norte de Minas que se uniram numa parceria solidária para mudar a realidade da região”, destaca o prefeito.

VER MINAS

Em sua passagem por Taiobeiras, o secretário Alexandre Silveira também visitou as carretas do Programa Ver Minas, que estão no município prestando serviços de assistência oftalmológica à população do Alto Rio Pardo, com o objetivo de diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população acima de 50 anos.

As unidades móveis equipadas com consultório oftalmológico, sala para exames e sala cirúrgica permanecem no município até 27 de janeiro, e a expectativa é que sejam realizadas 6 mil consultas e 2,5 mil cirurgias.

Após esse período, a equipe pós-operatória do programa permanece mais dez dias no município. Na segunda quinzena de fevereiro, a carreta-consultório retorna para avaliar as cirurgias realizadas e, caso haja alguma intercorrência ou necessidade de intervenção cirúrgica, será utilizado o bloco do hospital Santo Antônio.

(Informações e fotos da Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui