Quando trocar os óculos de grau?

0

Para pacientes na fase adulta, consultas anuais são indicadas para acompanhar a evolução do grau

A necessidade do uso de óculos é muito comum entre as pessoas, independentemente da idade. É comum vermos por aí desde crianças de colo até idosos utilizando o item para a correção de algum erro refrativo como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Hoje, estima-se que há cerca de 1,5 bilhão de míopes no mundo, e a tendência é que nos próximos cinco anos esse número chegue a 2,6 bilhões de pessoas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 metade da população mundial deverá apresentar algum grau de miopia.

Felizmente, com o avanço da medicina e da tecnologia, há várias maneiras de corrigir o erro refrativo, como o uso de óculos de grau e lentes de contato, ou mesmo a cirurgia refrativa para as pessoas que estão aptas ao procedimento.

Para aqueles que optam pelo uso de óculos de grau, no entanto, uma coisa é certa: enquanto o grau não se estabilizar, sempre haverá a necessidade da troca dos óculos. Por isso é importante um acompanhamento regular com o oftalmologista.

Com que frequência devo ir ao oftalmologista e realizar a troca dos meus óculos?

Geralmente, para pessoas na fase adulta o indicado é realizar uma consulta anual. Já para crianças, que costumam apresentar uma evolução de grau constante, e pessoas com outras alterações na córnea – como o ceratocone – a consulta pode ser realizada de quatro em quatro meses. Qualquer dificuldade ou alteração percebida na visão, no entanto, é um indicativo de que está na hora de marcar uma nova consulta para acompanhar a evolução do seu grau.

É de extrema importância que os óculos estejam sempre atualizados ao grau do paciente. Oftalmologistas alertam que a saúde dos olhos pode ser prejudicada nos casos em que o paciente passa muito tempo sem revisar o grau dos óculos. Conforme a evolução do quadro, o paciente pode começar a apresentar a visão com uma qualidade ruim, e isso pode afetar o desempenho em atividades do dia-a-dia, das mais simples, como andar pelo seu bairro, até as mais complexas, como dirigir.

Quais óculos devo escolher?

Existem diversos tipos de armação de óculos e não há uma regra na hora de escolher um novo modelo, pois essa é uma escolha pessoal de cada um. Como é um acessório que irá te acompanhar a todo momento, o indicado é que reflita sua personalidade e que converse com seu estilo. No mais, o ideal é sempre optar por um modelo confortável, que não seja muito pesado e que tenha o tamanho ajustado ao seu rosto, para não ficar apertado. Atualmente, existem vários designs, que atendem a todos os gostos e vão dos mais acessíveis aos mais exclusivos.

Para quem prefere lentes de contato, as recomendações sobre a revisão do grau são as mesmas. Além disso, também é recomendado manter um óculos de reserva, já que não é recomendado passar períodos muito longos utilizando-as e também porque elas devem ser retiradas todas as noites para dormir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui