Governador Valadares vai sediar Brasileiro e Pré-Panamericano de Parapente

0

Considerada uma das principais plataformas de voo livre do mundo, Governador Valadares está na rota das maiores competições de parapente em 2021: a cidade vai sediar o Campeonato Brasileiro e o Pré-Panamericano de Parapente em abril do ano que vem. Mais de 150 pilotos de todo o mundo são esperados para a competição.

A cidade foi a primeira colocada entre as que apresentaram propostas junto à Confederação Brasileira de Voo Live (CBVL) para sediar o Brasileiro e também venceu entre as que apresentaram propostas junto à Federação Aeronáutica Internacional (FAI) para realizar o Pré-Panamericano.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), Carlos Teixeira, comemora a vinda dos campeonatos. Ele lembra que a CBVL avaliou todas as propostas inscritas para o Brasileiro e depois ocorreu a votação dos próprios competidores, que definiram onde vão decolar no ano que vem. A primeira etapa é de 24 de abril a 1º de maio em Valadares e a final está agendada de 4 a 11 de setembro em Baixo Guandu/ES.

Como sediará o Pré-Panamericano na mesma época, Valadares estará sendo observada por representantes da FAI durante as competições que avaliarão a organização e condições de a cidade realizar o Panamericano de 2022. “Vamos fazer bonito e garantir essa competição também, afinal, além do Pico da Ibituruna com 1.123 metros de altitude que permite voo em todas as direções, a cidade tem área de pouso oficial no centro da cidade, rede hoteleira satisfatória e linha de ônibus para o Pico duas vezes por dia”, disse o secretário.

Devido às exigências da CBVL para realização do Campeonato de Asa Delta, a Prefeitura de Valadares, como também de outras cidades que tradicionalmente se inscreviam como Andradas e Brasília, não apresentaram propostas para sediar a competição de 2021, decisão tomada com ciência da Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI).

Além dos 150 pilotos aguardados para o Brasileiro e Pré-Panamericano, a expectativa é que outros cheguem à Valadares a partir deste mês para a temporada de voo livre que vai de dezembro a maio. “Pilotos de várias nacionalidades já estão chegando, muitos deles fugindo do frio na Europa e Estados Unidos para aquecer a nossa economia”, disse.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui