Gonorreia e clamídia podem deixar as mulheres inférteis

0

Comuns em regiões tropicais como o Brasil, a gonorreia e a clamídia são Infecções Sexualmente Transmissíveis que têm diagnóstico e tratamento simples. O problema é que, quando não tratado, o quadro de infecção se agrava e gera vários danos à saúde, entre eles a infertilidade nas mulheres.

Causadas por duas bactérias diferentes, as ISTs atingem os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Na maioria dos casos, essas infecções não apresentam nenhum sintoma, o que faz com que a pessoa infectada não procure o serviço de saúde. Por isso, a coordenadora-geral de Vigilância de ISTs do Ministério da Saúde, Angélica Espinosa, alerta para os riscos das doenças.

“São doenças bacterianas que têm diagnóstico e tratamento. Só que muitas pessoas não têm nenhum sintoma. O fato de eu não ter sintoma não significa que eu não estou transmitindo a doença. E aí, quando aparece algum sintoma, já são as complicações. As bactérias podem causar complicações na mulher. Na gravidez, por exemplo, pode causar parto prematuro, abortamento e infecção. Fora da gravidez, podem causar graves infecções pélvicas, em que as pessoas podem ter que fazer cirurgia de emergência. Além disso, ainda pode causar infertilidade”.

O contágio mais comum ocorre quando há relação sexual sem o uso de camisinha. Quando aparecem, os sintomas mais frequentes na mulher são corrimento vaginal e dor no baixo ventre. Já os homens podem apresentar corrimento uretral e dor ao urinar. A gonorreia e a clamídia têm cura e o tratamento, feito com antibióticos, está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde, o SUS. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja dessas e de outras ISTs, como HIV e hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui