Estudante de Ipatinga conquista nota mil na redação do Enem

0

“Eu não me considero inteligente, não era uma aluna excelente, mas sempre me esforcei ao máximo”, conta a estudante Maria Beatriz, de 20 anos, de Ipatinga (MG), que conseguiu nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Ela é uma das 53 estudantes em todo o Brasil que conquistou a nota.

Escrever sempre foi uma das habilidades da jovem, que desde pequena já sonhava em cursar medicina. Sabendo que as vagas deste curso são muito concorridas, ela sempre foi estudiosa, como conta a mãe, Suzana Gonçalves. “Meu marido e eu nunca tivemos que mandá-la estudar, que cobrar nota, ela sempre foi dedicada. Já oramos e agradecemos, mas a ficha ainda nem caiu”.

Apesar da facilidade com as letras, Maria Beatriz sabia que não seria fácil passar em medicina, motivo pelo qual continuou a ter aulas particulares com a professora de redação que lhe dava aula no Ensino Médio. Por semana, ela fazia três redações, sendo duas nas aulas particulares com a professora Gisele Aquino, e mais uma pelo cursinho, onde também realizava simulado semanal; foram três anos de cursinho.

“Eu estudei em escola pública e por isso tinha muita defasagem, tinha que estudar muito. Depois consegui bolsa integral em uma escola particular e pude correr atrás e ganhar mais conhecimento. Já durante o cursinho eu me dediquei ao máximo. Toda semana eram três temas diferentes e além dos estudos tradicionais eu buscava ler muito, para conhecer diversos temas e ter argumentos, independente do tema que caísse na redação do Enem”, revela Maria Beatriz.

Para alcançar a meta de ser médica, a jovem conta que abdicou de muitas coisas. Terminou um namoro e deixou a vida social em último plano. Mas ela não se arrepende e comemora o resultado obtido na prova.

“Nos últimos dois anos eu havia tirado 940 na redação, mas não era suficiente para passar. Dessa vez, além da nota mil na redação, também fui melhor que eu esperava no restante da prova. Agora penso que vou conquistar minha vaga em medicina. Acredito que valeu à pena todo o esforço, porque se não for para viver em busca dos nossos sonhos, a gente vive em vão”, conclui.

Maria Beatriz, de branco, na foto junto aos pais e a irmã (Foto: Arquivo pessoal)

Apenas 53 no país

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova.

O número de alunos com nota máxima na redação foi um dos dados apresentados pelo MEC nesta quinta-feira (18), data da liberação das notas do Enem 2017. Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação.

Apesar de haver menos “notas mil” em comparação com o Enem do ano anterior, em que 77 alunos tiraram a nota máxima na redação, o rendimento dos estudantes foi melhor. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.

Página do Inep mostra a nota 1000 de Maria Beatriz na redação (Foto: Reprodução/Inep)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui