América vence o São Paulo no Independência

0

A estratégia americana funcionou mais uma vez. No melhor estilo José Mourinho, Enderson Moreira estacionou o ‘ônibus’ alviverde no setor defensivo e explorou os contra-ataques. Desta vez, o América nem precisou sofrer até os minutos finais da partida, como contra o Atlético-PR. Frente ao São Paulo, no Independência, Michael aproveitou bom lançamento de Danilo Barcelos e fez o gol que deu a vitória à equipe mineira, que também contou com atuação impecável de João Ricardo.

Com a vitória, o América chega aos 27 pontos e volta para a 19ª posição na tabela. Na próxima rodada do Brasileirão, a equipe mineira vai à Recife para encarar o Santa Cruz, às 17h do domingo, no Arruda. O Tricolor pernambucano é o adversário mais próximo do Coelho na tabela e o confronto pode definir quem segue na lanterna da competição.

No encontro entre os dois clubes no primeiro turno, no Independência, o Santinha goleou a equipe mineira por 3 a 0. A derrota acabou culminando na demissão do técnico Sérgio Vieira e, depois, na chegada de Enderson Moreira ao Alviverde.

Com a derrota, o São Paulo continua com 42 pontos, na 12ª posição e também tem jogo dificílimo na Série A. Os comandados de Ricardo Gomes fazem o clássico paulista contra o Corinthians, no Morumbi, às 19h30 do sábado.

O jogo

O América entrou na partida mais consciente do esquema de jogo proposto. Assim como na vitória sobre o Atlético-PR, na última rodada, o Coelho esperava as ações do São Paulo para contra-atacar. Mais uma vez, impressionou a disciplina tática alviverde, com as linhas compactadas na defesa e uma saída rápida para surpreender o adversário.

O primeiro tempo começou muito pegado, com algumas faltas mais ríspidas. Aos oito minutos, João Ricardo já foi obrigado a operar de seus milagres. O goleiro americano defendeu uma bola rasteira, de Chavez, e ainda fechou o gol no rebote de David Neres. Após os 10 minutos iniciais – e passado o susto – a equipe mineira encaixou seu jogo.

Aos 11′, Ernandes teve a primeira chance e cabeceou na trave. O lance, no entanto, foi invalidado por impedimento. A estratégia do americana seria aproveitada de forma perfeita aos 26′. Danilo roubou a bola de Wesley na defesa, saiu com a bola e viu a infiltração de Michael. O centroavante dominou bem, avançou e mandou de fora da área. A bola ainda picou e Denis não conseguiu interceptar. 1 a 0 América.

Depois do gol, o Coelho se animou e levou perigo nos minutos seguintes. Primeiro, em escanteio aos 29′, Ernandes apareceu de surpresa e por pouco não ampliou. Aos 31′, Danilo bateu falta que passou perto do ângulo do goleiro são-paulino. A equipe paulista também aumentou a pressão, principalmente em lances pelas pontas. Aos 40′, em grande troca de passes tricolor, David Neres perdeu uma grande oportunidade, cabeceando por cima do gol de João Ricardo.

O segundo tempo começou com o São Paulo mostrando que iria continuar a pressão. Aos 3′, David Neres bateu falta rápida e achou Cueva na ponta. O peruano cruzou de primeira para Chavez que, também de prima, mandou para fora. Aos 5′, o América teve a chance de ampliar. Tony recebeu na entrada da área, dominou, mas bateu mal, por cima do gol de Denis.

Aos 14′, mais uma vez João Ricardo para salvar o Coelho. Em chute de David Neres, impedido, o goleiro americano caiu no canto certo, impedindo o empate tricolor. O América seguiu seu plano e aguardava as avançadas da equipe paulista.

A parte final da segunda etapa foi um sufoco para o América. Com cãibras, Messias e Christian precisaram de atendimento médico. O zagueiro acabou substituído pela terceira vez nos últimos quatro jogos. O volante voltou para o gramado e teve atuação segura na lateral direita. Final de jogo, mais uma vitória na despedida honrosa alviverde no Brasileirão.

Atacante Michael marcou o gol da vitória do América (Divulgação/América-MG)

João Ricardo promete luta até o fim

Ídolo da torcida, ele foi o mais assediado após o jogo e prometeu seguir lutando, juntamente com seus companheiros, para terminar o campeonato com o máximo de pontos possíveis. “Fico feliz pelo meu empenho na partida. Não só meu, o grupo mostrou garra, dedicação; mostrou que é forte em casa e que não largou a competição. A gente fica feliz. Sabemos que estamos praticamente rebaixados, mas frisamos de encerrar a competição de forma boa, honrando essa camisa. Uma vitória como essa é importante.

João Ricardo reconhece que as chances de permanecer na Série A são mínimas, lamenta a situação, mas reafirma seu compromisso de lutar até fim e honrar a camisa americana em qualquer circunstância. “Nem é questão de mostrar valor individual. É o grupo inteiro. A possibilidade é mínima, mas a gente quer acabar o campeonato com dignidade. Temos que manter o foco e continuar dessa maneira. Se a gente tivesse jogado assim desde o início do campeonato, acho que teríamos perdido menos jogos. A situação não dá pra comemorar, porque já vamos pensar no Santa Cruz (próximo adversário de domingo, em Recife).

João Ricardo também agradeceu o apoio da torcida, que tem comparecido aos jogos mesmo com a classificação ruim da equipe. “Os torcedores vieram nos prestigiar, a gente quer dar espetáculo, mas sabemos que é chato incentivar e não fazermos um bom futebol. Graças a Deus conseguimos fazer um bom jogo e conquistamos um grande resultado. Com a torcida ajudando, fica melhor. E os torcedores podem ter certeza de que iremos lutar até o fim”, conclui o goleiro.

Enderson Moreira enaltece empenho dos jogadores

“Temos que valorizar muito essa vitória. Sabemos que não alcançamos nosso objetivo, que é sair do rebaixamento, algo muito complicado, muito difícil. Mas temos que enaltecer principalmente a dedicação desses atletas, o empenho deles. Quem tem acompanhado o nosso dia a dia percebe que é um grupo leve, um grupo que trabalha duro, mas que também tem momentos de descontração e alegria, principalmente por estarmos fazendo aquilo que a gente gosta de fazer, que é trabalhar com futebol”, comenta.

Enderson Moreira também valorizou bastante o triunfo americano, especialmente pela qualidade do adversário. O técnico destacou as dificuldades impostas pelo time paulista e elogiou a grande atuação do goleiro João Ricardo, que salvou o América com pelo menos quatro defesas espetaculares. Feliz pelo grande resultado, o treinador falou também da estratégia de jogo e da consistência defensiva de todo o time.

“Temos que enaltecer nossa equipe, é claro, mas também enaltecer o São Paulo. Eles foram uma equipe muito organizada, que criou muitas dificuldades. Nós realmente tivemos que fazer um jogo consistente defensivamente. O João (Ricardo) fez um jogo maravilhoso também, um jogo de qualidade. Ficamos felizes porque o São Paulo é um grande adversário, com jogadores extremamente capazes tecnicamente, jogadores de seleção. Então, a gente fica feliz pelo resultado, pela entrega dos atletas, pela organização da equipe e pela superação. O mais importante é que a gente mostrou consistência e inteligência para esperar aquilo que era possível de acontecer”, comemora o técnico do Coelho.

O time americano teve menos posse de bola do que o adversário, mas Enderson Moreira entende que nem sempre ter a bola nos pés por mais tempo é a única maneira de se controlar um jogo. Ele destaca a “efetividade” do América dentro da proposta e estratégia preparada durante toda a semana.

“O mais importante é saber controlar o jogo, e o controle do jogo não vem apenas com a posse de bola. Você tem que saber o que irá fazer quando ter a bola, quais são as ações e o que você pretende fazer. De alguma forma nós conseguimos controlar bem a partida. Anulamos muitas ações do São Paulo, criamos situações de contra-ataque, de transição ofensiva. Acho que conseguimos o resultado de uma forma merecida, porque soubemos trabalhar com a situação de maior poder técnico do São Paulo. É importante reconhecermos isso e, estrategicamente, sabíamos o que poderia acontecer e como poderíamos explorar essas situações”, conclui o treinador.

Melhores momentos



(Fonte: Super Esportes e Site Oficial do América)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui