Alunos do IFNMG ocupam campus em Montes Claros em protesto contra a PEC 241

0

Estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) ocupam a instituição desde a quarta-feira (19/10/2016), em Montes Claros. A unidade foi a última a ser ocupada da instituição; em Januária os alunos ocupam a sede do instituto há 10 dias, em Pirapora e Salinas, os estudantes fizeram protestos e apitaços.

O movimento é contra a PEC 241 (Proposta de Emenda à Constituição), que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. A PEC foi aprovada em primeira votação, no dia 10 deste mês, na Câmara dos Deputados. “Nós não podemos ficar 20 anos sem investimento na educação. Se está sucateada com o tanto de investimento que tem e, se, congelar por 20 anos não vai dar”, afirma a estudante Isabela Gonçalves.

Participam do protesto estudantes dos ensinos médio, técnico e superior do instituto. As aulas formam suspensas na instituição e os laboratórios foram fechados. Os manifestantes montaram barracas e improvisaram uma cozinha dentro das salas de aula. De acordo com os organizadores, o movimento mantém debates e rodas de conversas sobre o legitimidade da PEC 241.

“É importante colocar a opinião dos que são a favor e também dos que são contra, para que todos tenham discernimento acerca do que está acontecendo no País”, explica a estudante Talita Pina.

Para o coordenador da sub-sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte), Geraldo Costa, a aprovação PEC 241 pode decretar a falência da universidade pública. “Não terá novos investimentos por 20 anos. Não terá novas bolças do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Assim, o trabalhador não pode ser promovido durante este período. Contra isso que protestamos”.

A ocupação não tem data definida para o encerramento.

Estudantes protestam dentro do instituto contra a PEC 241 (Foto: Reprodução/Inter TV)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui