A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) recebeu mais 22 novos veículos para a utilização dos técnicos nas ações de extensão rural. A ação visa dar continuidade à renovação da frota de carros da empresa e contribuir para o atendimento de qualidade aos agricultores familiares.
Nesta mais recente ação, foram entregues 20 Palios e duas Picapes Montana. Os veículos foram adquiridos por meio de contrato de repasse entre o então Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Emater-MG, por intermédio da Caixa Econômica Federal. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares com contrapartida da Emater-MG.
“Essa emenda é para a estruturação da empresa. Isso é muito importante para dar condições de trabalho para os extensionistas, garantir a assistência ao agricultor e, com carros novos, diminuir o consumo de combustível. Nós precisamos desse tipo de recurso para manter a Emater-MG sempre em bom funcionamento. Hoje, nós temos quase 800 escritórios em Minas Gerais. Portanto, a manutenção da nossa frota de veículos é muito cara”, diz o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
?O valor total do investimento foi de R$ 2,3 milhões para a compra de 64 veículos. Em agosto de 2016, houve a primeira etapa de entrega dos veículos, quando a Emater-MG recebeu 42 carros.
Atuação da Emater-MG
Ao longo dos anos, a Emater-MG se tornou referência na prestação de assistência técnica. Por ano, a empresa atende cerca de 400 mil agricultores em 790 municípios. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ela participa ativamente na implementação de políticas públicas.
A Emater-MG atua, por exemplo, na orientação e inserção dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A empresa também trabalha na qualificação dos agricultores por meio de programas como Certifica Minas Café, Pró-Genética e Queijo Minas Artesanal.
Novos veículos foram entregues à Emater-MG (Foto: Alexandre Soares/Divulgação)
(Agência Minas)