Publicado resultado definitivo do concurso para médicos do Hospital Universitário Clemente de Faria

0

Foi divulgado nesta sexta-feira (14/10/2016) o resultado definitivo do Concurso Público para Médicos do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O único Hospital de Ensino 100% SUS da região irá alocar a maior parte do novo quadro de profissionais para as unidades de Urgência e Emergência.

Foram preenchidas 100 vagas em quase 30 especialidades do HU. Com o concurso público dos novos médicos será possível realizar a recomposição de equipes e, ao mesmo tempo, a organização assistencial e clínica do HUCF. Os novos profissionais irão substituir os médicos até então contratados.

“É um marco histórico para a nossa Unimontes a realização deste concurso público. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), acolheu nossa reivindicação e assim foi possível contratar mais 100 médicos para o Hospital Universitário. Uma conquista para toda a comunidade acadêmica, sociedade e a região Norte de Minas”, destacou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

O HUCF realiza por ano, em média, 450 mil procedimentos e com a contratação imediata dos novos médicos a população assistida será ampliada. Os profissionais aprovados no concurso são das áreas de Anestesiologia, Broncoscopista, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgião Plástico, Cirurgião Torácico, Clínica Médica, Clínico Geral, Dermatologista, Ecografista, Endocrinologista, Endoscopista, Geriatra, Ginecologista, Hematologista, Infectologista, Intensivista Clínico, Neurocirurgião, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Patologista, Pediatra, Psiquatria, Radiologista, Ultrassonografista e Urologista.

A maior contratação é para a área de Pediatra, com a aprovação de 20 profissionais que serão alocados para as áreas de UTI Neonatal, Pronto-Socorro, Sala de Parto, Maternidade e Bloco Obstétrico.

Os 15 anestesiologistas serão distribuídos nos blocos Obstétrico e Cirúrgico. Foram aprovados, também, 14 ginecologistas que irão trabalhar na Maternidade e Bloco Obstétrico. Dez ortopedistas e dez Cirurgiões (Geral) irão compor o quadro no Pronto-Socorro.

Para a Clínica Geral foram aprovados 11 (onze) médicos para o Pronto-Socorro e UTI Adulto. Além disso, quatro intensivistas clínicos irão para a UTI Adulto e outros 4 (quatro) entre cirurgião pediátrico, cirurgião plástico e cirurgião torácico também serão contratados.

As 100 vagas atendem duas cargas horárias (12 horas e 24 horas semanais). “Com a realização do concurso temos a oportunidade de suprir uma deficiência antiga no Hospital Universitário, especialmente, no setor de urgência e emergência. É motivo de grande comemoração. O HUCF agora consegue ter um corpo clínico efetivo, que terá plano de carreira, cargos e salários. Teremos uma equipe mais ampla para a assistência a toda demanda da região, o que gera uma segurança institucional”, afirma José Otávio Braga Lima, Superintendente do HUCF.

A professora médica infectologista, Cláudia Biscotto aprovada no concurso, entra no quadro efetivo da assistência do HUCF. Para ela, é um grande avanço, tanto para os profissionais quanto para a instituição. “Não há dúvidas de que o serviço prestado será melhor. Para a assistência, há previsão de melhorias visto que as escalas serão fixas. Isso para a emergência e para as especialidades. Para o profissional, é a garantia de segurança, pois o contrato com a cooperativa é instável e a efetivação implica num maior compromisso”, disse.

Referência

O Hospital Universitário Clemente de Faria é credenciado como Hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação. As principais referências do HUCF são em atendimentos às gestantes de alto risco, vítimas de mordeduras de cães e gatos, acidentes causados por animais peçonhentos, vítimas de violência sexual e intra-familiar, pacientes com transtorno mental, ambulatorial em pré-natal de alto risco, clínica médica e ginecologia/obstetrícia, portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis, doenças infecto-contagiosas, comunidade indígena e pediatria.

A instituição de saúde disponibiliza uma capacidade instalada e ocupacional de 171 leitos hospitalares com estrutura completa para atendimentos de emergência, maternidade e internação em diversas áreas clínicas e cirúrgicas e unidades de tratamento intensivo e semi-intensivo adulto, neonatal e pediátrica.

Também dispõe de pronto-socorro 24 horas, UTI Adulto (sete leitos) e UTI Neonatal e Pediátrica, com 20 leitos (10 para tratamento intensivo e 10 para tratamento intermediário), além de 10 leitos de internação hospitalar (HU em Casa).

Hospital Universitário Clemente de Faria disponibiliza uma capacidade instalada e ocupacional de 171 leitos hospitalares com estrutura completa (Foto: Cote Alvarenga/Divulgação)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui