Comandante da 8ª RISP anuncia fim do GATE e Cavalaria em Governador Valadares

0

O comandante da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Wesley Barbosa anunciou nesta quarta-feira (05/10/2016) mudanças no policiamento de Governador Valadares e região. A primeira delas é a mudança do nome Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), que se chamará GER (Grupo Especializado em Recobrimento) a partir de agora. Além disso, dois serviços dentro da GER serão extintos na cidade: o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) e a Cavalaria.

Nesses dois setores atuavam cerca de 22 policiais, cujos atendimentos possuíam baixa demanda. O GATE possuía uma média de dois atendimentos por mês, atuando em casos de sequestros, assalto com reféns ou ameaça de bomba. Já a Cavalaria atuava em eventos de grande complexidade.

A partir de agora, o GATE terá um batalhão específico em Belo Horizonte e será acionado quando for necessário. Já a Cavalaria será desfeita na cidade e os cavalos serão leiloados, assim que houver liberação do comando para isso.

Wesley Barbosa explica que a medida não trará prejuízos para a segurança na região e que novas motos e viaturas serão compradas para se adequar ao novo número de policiais que fará trabalho nas ruas.

“Nós vamos aumentar a equipe do GER e vamos aumentar a equipe do plantão de choque. Então se nós lançávamos antigamente três equipes ROTAM’s, agora vamos ter condições de lançar em media cinco a seis equipes de GER’s. Se eu tinha uma equipe do plantão de choque para cobrir grandes eventos, agora eu vou ter um número maior com a alocação desse efetivo do GATE e do policiamento montado. Vamos aumentar a repressão qualificada”, garante o comandante.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Preventiva (Consep), Alexandre Salmen, recebeu a notícia com apreensão, mas afirma que o efetivo desses setores será importante no policiamento de fim de ano.

“Eu acho que vai ter um ganho, porque certamente a Cavalaria e o GATE não iriam para as ruas porque eles não fazem esse tipo de policiamento. E agora os homens que estavam empenhados nesses trabalhos ficarão nas ruas com motocicletas e viaturas e o Consep continua apoiando eles, inclusive com a estrutura que eles precisarem’”, concluiu.

Comandante da 8ª RISP anunciou mudanças no policiamento (Foto: Samara Barra/G1 dos Vales)

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui