Apoio a João Leite no segundo turno em Belo Horizonte divide PMDB

0

A decisão anunciada ontem (04/10/2016) pelo candidato Rodrigo Pacheco (PMDB) e pelo vice-governador mineiro Antônio Andrade (PMDB) de apoiarem João Leite (PSDB) no segundo turno da eleição para a prefeitura de Belo Horizonte provocou conflitos internos na legenda. João Leite é um dos principais críticos do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), do qual o PMDB é aliado. Hoje (5), deputados estaduais do PMDB publicaram uma nota desautorizando o apoio ao tucano.

João Leite obteve, no primeiro turno 33,4% dos votos. Ele disputará o segundo turno com Alexandre Kalil (PHS), que conquistou 26,56% da preferência do eleitorado. O apoio de Rodrigo Pacheco tem um peso importante, já que ele foi o terceiro candidato mais lembrado pelos eleitores que marcaram presença nas urnas. Foram 10,02% dos votos válidos.

Pacheco anunciou ontem (4) seu apoio a João Leite acompanhado do vice-governador mineiro Antônio Andrade. A decisão se deu após uma reunião onde o candidato tucano se comprometeu com algumas propostas apresentadas pelo PMDB ao longo do processo eleitoral. Em seu anúncio, o candidato derrotado do PMDB considerou a escolha natural. “Vamos convergir as ideias em torno de objetivos comuns”. Na expectativa de chegar ao segundo turno, a campanha de Pacheco já havia adotado uma linha crítica à candidatura de Kalil.

Antônio Andrade, que é também o presidente estadual do PMDB, minimizou o impacto da decisão na relação entre seu partido e o governo mineiro. Ele destacou que o candidato apoiado por Pimentel, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), também está fora da disputa no segundo turno. Dessa forma, o PMDB estaria livre para fazer suas opções. No entanto, parlamentares da legenda não ficaram satisfeitos com a decisão unilateral de Pacheco e do vice-governador. Treze deputados estaduais do PMDB se reuniram hoje (5) e aprovaram uma desautorização de apoio à chapa tucana.

Em nota, eles afirmaram que não foram consultados sobre a aliança. Entre os signatários do documento está o deputado estadual Vanderlei Miranda (PMDB), que foi candidato a vice na chapa de Rodrigo Pacheco. “Considerando que toda decisão partidária é tomada junto de suas instâncias de deliberação e que esse regramento é especialmente caro ao PMDB, partido que tem o caráter democrático como um de seus princípios fundacionais, os abaixo assinados entendem que a adesão anunciada é de foro pessoal e individual, razão pela qual não a reconhecem, antes a desautorizam como sendo do partido”, diz a nota.

No página oficial do PMDB estadual, a nota não foi publicada. O anúncio do apoio de Pacheco ao candidato tucano foi noticiado no site da legenda.

Outro candidato derrotado no primeiro turno que declarou apoio a João Leite foi Sargento Rodrigues (PDT). Ele obteve 2,88% dos votos. O anúncio foi feito na manhã de hoje (5).

Rodrigo Pacheco (PMDB) anuncia apoio a João Leite (PSDB) – Foto: Divulgação/PMDB

(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui