Mineiros iniciam atividades no Parlamento Jovem Brasileiro

0

Os oito estudantes mineiros selecionados para participar da edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) iniciaram, nesta segunda-feira (26/09/2016), a vivência da rotina de um deputado federal. Eles estão em Brasília e junto com outros 70 jovens de todo o país terão a oportunidade de apreciarem e votarem projetos de leis criados por eles.

As atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira (30/9). O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Mateus Humberto Siqueira é aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Egydio Reis, no município de Nossa Senhora dos Remédios. O estudante foi selecionado para participar do Parlamento com um projeto que cria o Programa Trânsito Nota 10, que visa à melhoria do trânsito próximo às escolas.

Antes mesmo de iniciar a experiência em Brasília, o estudante já havia participado de capacitações para desenvolver um bom trabalho na Câmara. “Participamos de cursos sobre constitucionalidade e adequação financeira para podermos analisar os projetos. Também fomos divididos em comissões, eu estou na de Saúde e Segurança Pública”.

Sobre a expectativa para participar das atividades do PJB, Mateus diz que são as melhores possíveis. “As minhas expectativas são grandes. Quero conhecer um pouco mais sobre a política e fazer a diferença”, conclui.

Além de participar das atividades parlamentares, os 78 jovens de todo o país selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro terão a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos de Brasília.

Os mineiros que participarão do PJB são:

– Mateus Humberto Siqueira, da Escola Estadual Padre Egydio Reis, de Nossa Senhora dos Remédios;

– Mariana Carolina Rezende, da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, de Guaxupé;

– Carlos Hernani Barbosa Gomes, da Escola Estadual João Ribeiro da Silva, de Gonçalves;

– Samuel Lourenzo Ferreira Nascimento, da Escola Estadual Francisco Pires, de Barroso;

– Eliane Cristina da Silva Alves, da Escola Estadual Dr. Tarcísio Generoso, de São Francisco;

– Vitor Douglas de Andrade, da Escola Estadual Caetano Azeredo, de Belo Horizonte;

– Mariana Jorge Medeiros Batista da Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais, de Governador Valadares;

– Guilherme Queiroz Alves, do Instituto Educacional Saber – IES, de Nova Serrana.

Parlamento Jovem Brasileiro

O PJB é dedicado a estudantes do Ensino Médio. Os participantes escrevem um projeto de lei que trate da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas sobre qualquer tema.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os escolhidos são empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre sua realidade. Somado à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até agora já houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.

Jovens Parlamentares conhecem o Congresso Nacional (Foto: Divulgação/PJB)

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui