Um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na área urbana de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (20/09/2016). O animal apareceu na região da Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, subiu a Avenida Mestra Fininha, em direção ao Bairro dos Funcionários e na sequência seguiu rumo ao Bairro São Luiz.
O animal invadiu um lavajato, de onde fugiu, ao quebrar uma grade. Logo depois, o veado-catingueiro foi apreendido pelo Corpo de Bombeiros dentro do canal do Rio Vieiras, junto a uma ponte, próximo a um shopping, entre os bairros São Luiz e Ibituruna. Curiosos se concentraram no local para acompanhar o trabalho dos bombeiros. O bicho foi levado para a unidade de triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Montes Claros e posteriormente solto em uma área de cerrado.
O ambientalista Eduardo Gomes, do Instituto Grande Sertão (IGS), salienta que na região da Serra do Mel, perto da cidade, sempre são vistos exemplares de veado-catingueiro, espécie característica do cerrado. Ele acredita que o animal migrou para a área urbana, em decorrência da degradação ambiental e por causa da seca. “Certamente, o bicho deixou o seu habitat natural e saiu andando a procura de comida e água e foi parar na cidade”, afirmou.
Ele salienta que, nos últimos anos, aumentou a quantidade de aves que têm migrado para a área urbana. “Antes, eram vistos somente pardais nos quintais das casas. Agora, apareceram sabiás e outras aves em busca de água e alimentos. Com certeza, isso é uma consequência da seca e da degradação ambiental”, conclui Eduardo Gomes.
(Fonte: Estado de Minas / Crédito vídeo: CBMMG)