Tempestade de granizo atinge lavouras e deixa cidade mineira sem energia elétrica

0

Produtores agrícolas contabilizam perdas em lavouras neste sábado (17/09/2016) depois que uma chuva de granizo atingiu as cidades de Espírito Santo do Dourado e São João da Mata, na região Sul do Estado de Minas Gerais. A chuva foi registrada durante a madrugada. Em São João da Mata, a polícia relatou que pelo menos uma casa ficou destelhada.

Em uma plantação de morango, as pedras de gelo chegaram a cerca de 1 metro de altura, segundo moradores. O funcionário da área atingida entrou no meio do granizo acumulado em um dos pontos da fazenda para mostrar a dimensão do fenômeno ocorrido na região.

Segundo o agrônomo Pedro Paulo, outras culturas também sofreram perdas com a chuva, que começou por volta de 2h30 e durou cerca de 20 minutos. “Atingiu as lavouras de morango, de brócolis e pode ter pego as de batata também. As que estão descobertas foram 100% perdidas”, avaliou o agrônomo. “No caso do brócolis, o produtor vai ter que arrancar. O morango leva de 30 a 40 dias para recuperar, mas ainda não dá para saber qual o tamanho do prejuízo”, disse.

Em São João da Mata, além do destelhamento de uma casa, moradores da zona rural ainda ficaram sem energia elétrica. Segundo a assessoria da concessionária do serviço, a Cemig, a chuva danificou um aparelho que atendia a cidade, mas o problema foi resolvido no início da tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que havia previsão de chuva na região, com possibilidade de granizo.

À esquerda, plantação de morango atingida por granizo; à direira, morador dá a dimensão do acúmulo de gelo no local; chuva atingiu Espírito Santo do Dourado na madrugada deste sábado (Foto: Reprodução/EPTV)

Pedras de gelo atingiram Sul de Minas neste sábado (Foto: Reprodução/EPTV)

(Fonte: G1 Sul de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui