Uma carreta carregada com estruturas metálicas para montagens dos camarotes da Arafolia – a micareta de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha – bateu em um poste na Rua Montes Claros, no bairro Santa Teresa, na noite de terça-feira (13/09). Com o impacto, o poste caiu, deixando pelo menos 30 famílias sem energia. O motorista José Gaspar dos Santos, de 65 anos, não ficou ferido e nenhum veículo foi atingido.
Policiais militares foram acionados e estiveram no local para registrar a ocorrência. O condutor informou que a carreta, pertencente a uma empresa de Uberaba, no Triângulo Mineiro, transportava a carga em altura correta, ou seja, 4 metros e 20 centímetros.
Carreta transportava estruturas metálicas (Foto: Reprodução/Gazeta de Araçuaí)
Cabos danificados
Um funcionário da Cemig também esteve no local e constatou que foram danificados dois postes, sendo um de madeira e outro de concreto, além do rompimento de 70 metros de cabos de média tensão, e 70 metros de cabos de baixa tensão, além de danos nas luminárias.
Um representante de uma provedora internet disse que o acidente provocou o rompimento dos cabos de fibra ótica da empresa.
De acordo com o morador do bairro, José Wilson Celestino, o acidente ocorreu por volta das 21 horas. “A Cemig informou que o serviço iria se normalizar no início da madrugada. Quando acordei de manhã vi que a situação continuava a mesma. Muita gente tomou prejuízo com alimentos que se perderam na geladeira. É revoltante a falta de respeito com o consumidor”, disse ele.
A Cemig Informou que a energia iria se normalizar ainda hoje para os moradores da área. Por volta das 13 horas desta quarta-feira, não havia nenhum funcionário da empresa no local e até o fechamento desta reportagem (15 horas) o serviço ainda não havia sido realizado.
Cabos de energia e internet foram danificados (Foto: Reprodução/Gazeta de Araçuaí)
Nota da Cemig
“A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que a falta de energia ocorrida ontem (13/09), por volta de 21h30min, na rua Montes Claros, em Araçuaí, foi causada por um acidente que derrubou postes e arrebentou cabos de média e baixa tensão.
Assim que identificou o problema, a Cemig realizou manobras operativas para que os clientes ficassem o menor tempo possível sem energia. Por volta de 24h de ontem, 96% dos consumidores afetados já estavam restabelecidos. A previsão é de que o sistema seja completamente normalizado às 18h de hoje (14/09).
A Empresa esclarece ainda que em caso de acidente, a Cemig realiza todas as obras necessárias para o restabelecimento de energia, é registrado um boletim de ocorrência e o responsável pelo acidente arca com os gastos.
O responsável por esta ocorrência está em apuração.”
(Gazeta de Araçuaí)