Bandidos fortemente armados invadiram a pequena Riacho dos Machados, cidade de pouco mais de 9 mil habitantes no Norte de Minas, e, para explodirem os caixas eletrônicos das duas agências existentes na cidade, efetuaram centenas de disparos contra o quartel da Polícia Militar (PM) e chegaram até mesmo a entrar em um velório e ameaçar os presentes até o fim da ação, na madrugada de quarta-feira (31).
Conforme o registro da PM do município, cerca de 16 indivíduos encapuzados e armados de fuzis, escopetas e metralhadoras, chegaram por volta das 2h20. O grupo se dividiu, sendo que parte deles ficou atirando contra o quartel e o restante foi até as agências do Banco do Brasil e do Bradesco e efetuaram as explosões. Além disso, eles invadiram um velório a procura de policiais, mantendo todos os familiares e amigos do morto, sob ameaça, deitados no chão.
Bandidos explodiram caixas eletrônicos em Riacho dos Machados (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Durante a ação, os suspeitos chegaram a incendiar um Ford EcoSport e um Honda Civic na MG-120, rota de ligação entre a cidade e o município de Porteirinha. A medida visava evitar a chegada de reforço da cidade vizinha, que conta com um efetivo maior. Além disso, foram espalhados centenas de “miguelitos”, artefatos feitos de pregos soldados que são usados para estourar pneus de quem tentasse chegar até o município.
Os suspeitos fugiram em direção à BR-251. A PM chegou a fazer rastreamento, porém, apenas localizou um Nissan Sentra e um Toyota Etios abandonados no sentido Salinas da rodovia.
Os dois bancos ficaram com a estrutura danificadas devido à força das explosões, além de um Fiat Palio que estava estacionado do lado de fora. Além disso, as paredes da fachada, porta e janela do quartel também acabaram destruídos pelos disparos. A perícia da Polícia Civil localizou centenas de cartuchos de munição, entre elas 762 e 556, calibre pesado usado em fuzis.
Ação semelhante
Há exatamente uma semana atrás, pelo menos oito suspeitos invadiram Divisa Alegre, também no Norte de Minas, e explodiram o único caixa eletrônico da cidade. O outro caso aconteceu no último dia 24 de agosto e teve ação bastante semelhante à desta quarta-feira.
No dia, os suspeitos chegaram a invadir o quartel da PM tentando alcançar os dois policiais que estavam de plantão. Foram efetuados centenas de disparos contra a unidade policial, sendo que, por fim, os militares tiveram que pular um muro dos fundos para salvarem suas vidas.
As armas de grosso calibre também eram semelhantes às usadas no último assalto, além dos suspeitos também terem espalhados pregos na rodovia para evitar a chegada de reforços.
Bandidos explodiram caixas eletrônicos em Riacho dos Machados (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Bandidos explodiram caixas eletrônicos em Riacho dos Machados (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Bandidos explodiram caixas eletrônicos em Riacho dos Machados (Foto: Reprodução/WhatsApp)
(Fonte: O Tempo/José Vitor Camilo)