Na eleição de 2 de outubro próximo, todas as seções eleitorais do município de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, terão mulheres como presidentes de mesas receptoras de votos. A iniciativa – inédita no estado – foi inspirada na campanha publicitária da Justiça Eleitoral, veiculada no rádio e na televisão, que incentiva a participação feminina na política.
O número de seções de votação em Esmeraldas neste ano será de 134 mesas receptoras de votos e três mesas receptoras de justificativa eleitoral. Segundo edital publicado no início de agosto, foram convocados pela juíza eleitoral Cirlaine Maria Guimarães 545 mesários para atuar no município, dos quais 406 são mulheres. O representante do Ministério Público Estadual no Cartório da 108ª Zona Eleitoral também é do sexo feminino: a promotora Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini.
Nas eleições de 2014, funcionaram 129 mesas receptoras de votos e três mesas receptoras de justificativa eleitoral, sendo que 92 tiveram mesárias como presidentes de seção.
Esmeraldas tem 45.206 eleitores, dos quais 22.944 (50,75%) são mulheres, praticamente o mesmo percentual em Minas Gerais – 51,67% de mulheres entre os 15.692.491 eleitores.
Igualdade: Neste 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade da Mulher. (Ascom TRE-MG)