MEC vai premiar melhores ideias para educação profissional e combate à zika

0

O Ministério da Educação vai premiar as melhores ideias e experiências bem-sucedidas que promovam a inovação na educação profissional e apresentem soluções para o combate ao mosquito Aedes aegypti e à microcefalia. A ação faz parte dos concursos O Desafio da Educação Profissional e Tecnológica e Desafio da Educação ZikaZero, ambos abertos à participação de estudantes, profissionais da educação e demais interessados.

Os prêmios podem chegar a R$ 2 mil, na categoria individual, e R$ 25 mil, na categoria de curso ou instituição indicada. Nessa última classificação, podem concorrer escolas públicas estaduais e municipais, e cursos de graduação e técnicos de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Para o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcos Viegas, os concursos inovam ao colocar a sociedade em papel de protagonismo, além de estimular o desenvolvimento e o intercâmbio de ideias.

“É uma estratégia de mobilização que possibilita à população propor, avaliar e compartilhar soluções inovadoras de alto impacto para aprimorar temas relevantes de interesse social, a exemplo da educação profissional e tecnológica e da saúde pública”, observa.

Educação profissional

No concurso Desafio da Educação Profissional e Tecnológica, os inscritos podem contribuir com até dez temas, que serão divididos em três rodadas. Na primeira, serão avaliadas ideias que incentivem a integração entre o ensino médio e o ensino técnico e profissional; que encoraje a permanência na educação profissional; e aprimore a formação de professores e gestores do ensino tecnológico.

Na segunda rodada, os candidatos deverão apresentar experiências para engajar o setor produtivo com a educação profissional e tecnológica; construir currículos alinhados ao mercado de trabalho; e melhorar o sistema de ensino profissional à distância.

Já na terceira rodada, o candidato deverá apresentar ideias de captação e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas; desenvolver métodos de avaliação de ensino e aprendizagem para a educação profissional e tecnológica; e construir estratégias de formação que compatibilizem formação com inserção no mercado de trabalho.

Combate ao Aedes aegypti

Para o Desafio da Educação ZikaZero, os competidores serão estimulados a apresentar propostas que possam contribuir com estratégias ou ferramentas para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

As sugestões cadastradas nas plataformas de cada um dos concursos ficarão disponíveis para avaliação popular. Ao final do período estabelecido pelos editais, será gerado um ranking com os primeiros colocados, classificados por critérios como o somatório de pontos e o engajamento com o tema.

Para participar, basta ter acesso à plataforma virtual de cada prêmio. Após a validação da inscrição, os participantes devem indicar, para fins de premiação, um curso técnico ou de graduação de instituto federal, universidade federal ou escola pública estadual ou municipal.

(Fonte: Portal Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui