O Tribunal Superior Eleitoral de Minas Gerais divulgou dados que mostram o perfil dos candidatos que vão disputar a uma das 23 vagas de vereador em Montes Claros, no Norte de Minas. O número de candidatos diminuiu em relação às eleições de 2012, passou de 532 para 391; 66% são homens.
Já no quesito escolaridade, 25,81% concluíram a faculdade, mais de 35% tem ensino médio completo e quase 10% não concluíram o ensino fundamental. Em Montes Claros, 262.496 eleitores devem ir às urnas em outubro.
Ocupação
Segundo o TSE, as ocupações profissionais mais recorrentes entre os candidatos são a de dona de casa (23), empresários (23), comerciantes (20), servidores públicos (13) e aposentados (13).
O que faz um vereador
Os vereadores devem elaborar, discutir e votar as leis municipais, além de fiscalizar as ações do Executivo. “Ele é responsável pelo controle externo de tudo que a prefeitura faz. O vereador deve fiscalizar para saber se os recursos estão sendo usados de forma correta”, explica o sociólogo Roberto Ronisson.
Para discutir e votar durante as sessões legislativas, os vereadores se organizam em partidos. Há os partidos que são considerados da base do governo [não apenas o partido do próprio prefeito, mas outros que apoiam a sua gestão] e os considerados de oposição.
Lista de candidatos
O sistema de divulgação das Eleições Municipais 2016 apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobra as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. Confira todas as informações sobre os candidatos no endereço https://aconteceunovale.com.br/portal/?p=93057.
391 candidatos concorrem ao cargo de vereador em Montes Claros (Reprodução)
(Com informações do G1 Grande Minas)