Grupos folclóricos se preparam para Festas de Agosto em Montes Claros

0

Logo no início de julho, as ruas de Montes Claros pedem para receber as cores e alegrias das Festas de Agosto. A 177ª edição dos mais tradicionais festejos da região terá a abertura oficial no dia 16, no Centro Cultural Hermes de Paula. A programação segue com celebrações religiosas e programação cultural até o dia 21. Mas os preparativos para mais uma edição da tradicional festa começaram há bastante tempo.

O patrão da 1ª Marujada, Iderielton Oliveira, dedica todo o tempo livre que tem nesta época para confeccionar as roupas e instrumentos do grupo. Segundo ele, a determinação vem da crença que tem nos santos homenageados durante as festas. “Nossa Senhora, o Espírito Santo e São Benedito dão força para que a gente continue se dedicando à tradição da cultura de Montes Claros. A fé que nós temos é muito forte, por isso acreditamos tanto na importância dessa festa”, diz o marujo.

Nos catopês, as roupas já estão todas prontas. Os instrumentos também recebem os detalhes finais. Para o mais novo mestre, Wanderley Ferreira, a festa este ano é especial e tem uma responsabilidade muito maior. Tudo isso porque ele substituirá o pai dele, Mestre Expedito, que morreu este ano. “Meu pai me deixou esta responsabilidade. Então, vejo que a gente tem o dever de continuar a festa, porque era uma coisa que ele sempre gostou e sempre pediu. Com fé, vamos conseguir tocar o grupo para frente”, garante Wanderley.

Retorno à Praça da Matriz

A correria dos organizadores para as Festas de Agosto é sempre a mesma, em todas as edições. A novidade é que a programação artístico-cultural retorna à Praça da Matriz de Montes Claros em 2016.

Os amantes das festividades comemoram a volta do circuito ao local de origem. “Acredito que a maioria prefira a Praça da Matriz, porque tem mais a cara da cidade. A igreja é histórica e representa o sentimento que as Festas de Agosto trazem aos montes-clarenses”, afirma a estudante Yanna Beatriz Alves.

A programação religiosa das Festas de Agosto e do circuito cultural já estão disponíveis e podem ser encontradas na Prefeitura de Montes Claros.

Festas de Agosto começam na próxima terça-feira (Foto: Nicole Melhado / G1)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui