Cemitério em Araçuaí tem cadáver e ossos humanos expostos a céu aberto

0

Um corpo em decomposição, dentro de um caixão abandonado entre túmulos, e ossada humana exposta ao público, além de muita sujeira e mato. Esse é o retrato do descaso e abandono a que foi relegado o cemitério municipal de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

O caso chegou ao conhecimento do Ministério Público na tarde desta quinta-feira, 7 de julho, pelas mãos da farmacêutica Liliana Rocha Costa, que está indignada com o desrespeito aos mortos e aos seus familiares, por parte da administração municipal.

O caixão, bastante danificado e com um corpo dentro, foi abandonado entre túmulos de filhos ilustres de Araçuaí.

Cemitério está abandonado pelo poder público (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Ao lado do túmulo, onde foi deixado o caixão, estão sepultados os corpos do advogado Dalmo da Cunha Melo, o pai dele, Asdrúbal da Cunha Melo e Nahyda Pereira Matos Paixão, filha do professor e escritor Leopoldo Pereira e irmã de Caio Mario da Silva Pereira, já falecido e considerado o maior civilista do país, com obras adotadas em praticamente todos as faculdades de Direito brasileiras.

Revoltada com o quadro que se parece com o de um filme de terror, a farmacêutica registrou há duas semanas uma ocorrência na Polícia Militar que foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.

Na tarde de quarta-feira (6) ela retornou ao cemitério e ficou mais indignada ao perceber que nenhuma providência havia sido tomada. “Não existe nenhuma preocupação com a limpeza e segurança do lugar. O túmulo do meu pai foi danificado poucos dias depois que instalamos uma lápide de mármore. O que se vê por aqui é muita sujeira, descaso, abandono e desrespeito. É um absurdo e revoltante ver um caixão com um corpo dentro, abandonado desta forma”, desabafou a farmacêutica que decidiu denunciar o caso à Promotoria Pública.

Procurado, o delegado Cristiano Castelucci informou que estava retornando de férias e que não tinha conhecimento da ocorrência. “Vou averiguar os fatos e analisar se existe algum ilícito penal e ver quais medidas administrativas poderão ser tomadas contra a administração municipal, responsável pelo cemitério”, disse o policial.

O encarregado pela administração do cemitério, Salvador Siqueira, disse que também não tinha conhecimento do fato e que na próxima segunda-feira, 11 de julho, irá pessoalmente ao local.

Há pelo menos 15 anos, foi inaugurado um novo cemitério municipal no bairro Canoeiro. “Mesmo assim, muitas famílias insistem em realizar sepultamentos no cemitério antigo”, afirma Siqueira.

Ele disse que o local passa por limpeza periódica, principalmente no Dia de Finados, mas não possui vigias nem funcionários para zelar pelo lugar. “Vândalos entram por lá, à noite, para uso de drogas e até prática de sexo. Acredito que possam ter desenterrado este cadáver e deixado à mostra”, acredita o administrador.

No antigo cemitério municipal existem outros túmulos que também estão danificados e sem identificação. Em um deles, é possível ver ossos como tíbia e costelas humanas. O caso já foi denunciado há dois anos, em reportagem do Jornal Gazeta, mas nenhuma providência foi tomada.

“Nesta época, quando fui visitar o túmulo do meu pai, fiquei surpreso ao ver dois crânios insepultos próximo ao jazigo dele”, lembrou o engenheiro e professor Josias Gomes Ribeiro.

Quem possui um jazigo em um cemitério público tem a responsabilidade de zelar pelo túmulo, já que é uma concessão pública, diz a lei.

“Muitos túmulos que estão danificados, não possuem placas e por isso fica difícil identificar familiares. Entra administração e sai administração e o abandono continua o mesmo”, lamentou Salvador Silveira.

Caixão com cadáver foi abandonado entre túmulos (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Caixão com cadáver foi abandonado entre túmulos (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Vários túmulos estão danificados e sem placas (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Túmulo está aberto há mais de dois anos (Foto: Gazeta de Araçuaí)

(Fonte: Gazeta de Araçuaí/Sérgio Vasconcelos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui