Roubos de celular aumentam 30% no Leste de Minas

0

O número de roubos e furtos de aparelhos celulares aumentou em 30% neste primeiro semestre em 11 municípios do Leste de Minas. Segundo o 14º Batalhão de Polícia Militar, a distração das vítimas é um dos principais motivos para este tipo de crime.

De acordo com a PM, nos primeiros cinco meses do ano de 2015 foram 479 casos de furtos e roubos de aparelhos celulares. Já em 2016, neste mesmo período, foram registrados 624 casos.

Segundo a sargento Ângela Maria, a distração dos usuários pode facilitar a ação dos ladrões. “Na maioria das casos, [a população] não tem a vigilância pelos locais por onde passam e as vítimas ostentam o aparelho de maneira ostensiva no bolso traseiro da calça. As mulheres, às vezes, deixam de vigiar o celular quando colocam no interior da bolça. Tudo isso facilita a ação delituosa”, explica.

A sargento comenta ainda que, ao comprar um celular, as pessoas devem discar o número *#06# e anotar o código de rastreio e bloqueio que aparecer no visor do aparelho. “Quando ocorrer um roubo, a vítima deve procurar uma delegacia mais próxima para abrir um boletim de ocorrência. E, posteriormente, deve providenciar o bloqueio do ‘IMEI’ [International Mobile Equipment Identity] do aparelho, para que a operadora possa limitar a funcionalidade do celular”, esclarece.

Polícia alerta sobre cuidados a serem tomados pelos usuários (Foto: Reprodução)

(G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui