O programa Cheque Reforma, anunciado pelo presidente em exercício Michel Temer na quarta-feira (22/6), deverá beneficiar a 15 milhões de famílias brasileiras que hoje vivem em habitações precárias. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou em entrevista ao Portal Planalto, que o programa está em desenvolvimento e deve ser lançado já em 2017.
“Haverá reuniões com o ministério do Planejamento, para poder trabalhar com a previsão orçamentária para o ano de 2017, [quando o programa dever estar] à disposição da população brasileira nessa cesta de programas sociais que se desenvolveu no Estado brasileiro”.
O público alvo, detalhou o ministro, são famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, que serão beneficiadas com até R$ 5 mil reais (recursos do Tesouro Nacional) para aquisição de material de construção para melhorias habitacionais. O novo programa permitirá, entre outras reformas, a construção de banheiros ou fossas sanitárias, ampliação da residência, melhoria de telhado, aplicação reboco e a melhoria do piso.
“Nós temos tido uma ótima recepção prefeitos, governadores, entidades sociais que acreditam que esse é um caminho e era um espaço do governo Federal ainda não protegia o cidadão brasileiro. Será um programa exitoso, muito importante para melhorar a vida de milhões de brasileiros”, disse Bruno Araújo.
Ele também reafirmou o compromisso do governo com a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida. “É um sucesso, permanece firme” afiançou.
(Fonte: Portal Planalto)