Cultivo do café conilon conquista produtores do Leste de Minas

0

Antigamente dominada pelo cultivo de café do tipo arábica, a região de Itabirinha, no Vale do Rio Doce, tem despontado no cultivo do café conilon. Importada de outro estado, a variedade tem sido bem aceita pelos mineiros e vem conquistando novos mercados.

“Em função das mudanças climáticas e de novas variedades que o estado do Espírito Santo vem desenvolvendo, agente nota que grande parte dos produtores está optando pelo café conilon na região”, aponta o técnico da Emater-MG, Vanilton Alves.

Essa variedade é a principal aposta do cafeicultor José Maria de Almeida, que possui cerca de 28 mil pés de café, sendo 20 mil deles do tipo conilon, e o restante do tipo arábica. Ele entrou nesse mercado há cerca de dois anos e ele percebe que o produto valorizou mais neste ano, mas ressalta que também foi preciso investimento para ter melhores resultados.

“Hoje eu falo que o preço tá bem melhor. Na verdade nós tivemos dois ou três anos de seca, Isso prejudicou muito o agricultor, não só a mim, como toda a região e inclusive o Espírito Santo. Tem gente colhendo café xoxo, eu tenho uma pequena irrigação na minha terra pra gente não perder na qualidade do café. Então estamos colhendo um grão perfeito, de tamanho padrão e a perda foi muito pouca”, avalia José Maria.

O cafeicultor tem vendido bem nas cidades da região, e aponta que já venceu cerca de sete a oito mil sacas do café dele em Belo Horizonte, e o produto foi bem recebido pelos consumidores de lá. A única ameaça ao desenvolvimento desse mercado é uma nova praga que surgiu nas lavouras da região, para a qual ainda não há produto específico que combata esse mal.

O técnico da Emater dá a orientação mais adequada até o momento para impedir que a nova praga atrapalhe os negócios: “O que a gente tem recomendado é arrancar a parte afetada e queimar. Não deixar a broca proliferar na lavoura”, aconselha.

Café conilon conquista produtores do Leste de Minas (Foto: Reprodução)

(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui