O Rio de Janeiro registrou no início da manhã de hoje (13) a menor temperatura de sua história. Segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura, os termômetros marcaram 8,6ºC às 6h no Alto da Boa Vista. É a menor temperatura registrada desde o início das medições do Sistema Alerta Rio, em 2002.
As estações Santa Cruz e São Cristóvão foram as que registraram a menor máxima do ano até agora: 20,3ºC, às 13h45 de ontem. Agora, os termômetros marcam 16ºC em média no Rio. Devido a uma massa polar que chegou à cidade, a temperatura deverá continuar baixa.
Apesar do frio, a segunda-feira amanheceu com sol, e o tempo previsto para hoje é de céu parcialmente nublado a claro, com ventos fracos a moderados e sem chuva. Para o dia, a previsão é de 9ºC (mínima) e 22ºC (máxima).
Para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também prevê dia de céu parcialmente nublado a claro, as temperaturas máxima e mínima deverão oscilar entre os os 10ºC e os 21ºC. Somente a partir de quarta-feira (15) a temperatura começará a subir, com a mínima e máxima oscilando entre os 13ºC e os 25ºC – ainda assim, considerada baixa para os padrões do estado.
Segundo o Centro de Operações da prefeitura, com base em informações do Centro de Hidrografia da Marinha, a ressaca continua atingindo as principais praias da cidade hoje, com ondas de até 3,5 que metros podem alcançar a orla do Rio até as 21h desta segunda-feira.
Ontem, no entanto, houve registro de ondas de até 5,56 metros no final da Baía de Guanabara (mar aberto), às 12h25. (Agência Brasil)