Após prisão de Ruy Muniz, Zé Vicente é empossado prefeito interino de Montes Claros

0

“Me sinto como um homem que casa com a mulher amada”, disse José Vicente Medeiros (PMDB), ao tomar posse como prefeito interino de Montes Claros nesta segunda-feira (16/5). Ele assumiu o cargo depois que o Tribunal Regional Federal determinou o afastamento de Ruy Muniz, preso pela Polícia Federal, acusado de reter recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a quatro hospitais para beneficiar, em contrapartida, a unidade de saúde do grupo empresarial dele.

Nascido da zona rural de Montes Claros, antes de ser vice-prefeito, José Vicente foi vereador por dois mandatos. Ao fazer o discurso de posse, que durou pouco mais de 13 minutos, disse que queria estar assumindo a Prefeitura em outras circunstâncias. “A situação é inesperada, mas eu sempre estive preparado”, disse.

Durante a primeira fala oficial como prefeito em exercício, elogiou também a administração feita por Ruy Muniz e destacou que pretende dar continuidade às obras de asfaltamento, construção de praças e pontes, e a modernização da iluminação pública. “Vou concluir com maestria os planos tocados por Ruy, pessoa inteligente e visionária”.

Prefeito interino Zé Vicente (Foto: Mauro Miranda Ferreira / via WhatsApp)

Presença da deputada Raquel Muniz

No discurso, José Vicente agradeceu a presença da deputada federal Raquel Muniz (PSB), esposa de Ruy Muniz, que também fez um pronunciamento de 10 minutos e voltou a elogiar a conduta do marido, como fez na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff ao dizer que o companheiro era um exemplo de gestor.

“Tentaram nos enterrar, mas somos sementes e vamos germinar, em qualquer quadro político, Ruy continua um grande líder”, falou a deputada.

Sobre Zé Vicente, Raquel relembrou a trajetória e também elogiou o prefeito em exercício. “Aprendi a gostar mais de você ainda quando Ruy era uma azarão na política para prefeito, vários homens foram indicados para serem vice, mas aquele que abraçou, sabendo que as pesquisas mostravam no último lugar, foi você. Fomos para o segundo turno, em segundo lugar, e você continuo confiante”, destacou Raquel Muniz.

José Vicente recebeu a chave da cidade das mãos de Elias Siufi e Pedro Ricardo, que já ocuparam cargos públicos; Raquel disse que esse era um pedido de Ruy Muniz.

Relembre

Ruy Muniz foi preso pela Polícia Federal em 18 de abril junto com a secretária de saúde Ana Paula Nascimento. Eles foram acusados de reter R$ 16 milhões destinados a hospitais credenciados ao SUS. O procurador da república Alexandre Camanho, que ofereceu a denúncia contra ambos, explicou que eles, embora já alertados sobre a investigação, continuaram a cometer os mesmo crimes e ameaçaram testemunhas.

Muniz pediu licença do cargo do prefeito e teve a aprovação de 14 vereadores, mas foi afastado por ordem do desembargador federal Ney Bello, que também determinou a prisão dele.

(Fonte: G1 Grande Minas / Repórter: Michely Oda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui