Primeira cidade inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na lista do patrimônio histórico brasileiro, em 1938, a tricentenária Serro recebeu, nesta quarta-feira (11/5), a Tocha Olímpica. O revezamento teve início na Praça Israel Pinheiro e foi conduzida pelas ruas históricas calçadas de pedra e com casarios enfeitados para a ocasião até a conhecida Escadaria da Igreja de Santa Rita.
Ricardo Nunes, empresário local incentivador do esporte e apaixonado por futebol e tênis de mesa, foi o privilegiado cidadão do Serro escolhido para descer com a Tocha em mãos até a Praça do Pelourinho, onde uma calorosa multidão o aguardava. Na Praça do Pelourinho foram realizadas apresentações da cultura local ao som da Banda Santíssimo Sacramento, e de grupos folclóricos de marujos, caboclos e catopés.
Dona Marlene Maria Miranda, de 67 anos, que mora ao lado da escadaria, reuniu amigos para assistir à passagem da Tocha Olímpica da varanda de sua casa. “Estamos há mais de uma semana bastante ansiosos, no aguardo da Chama Olímpica”, contou. “Um evento como este é único, certamente não iremos presenciar tão de perto outra vez. Estou honrada com essa oportunidade de poder ver a Tocha Olímpica aqui na porta da minha casa”, revelou Marlene.
Após partir de Curvelo na manhã desta quarta-feira (11/5), a Tocha Olímpica teve em seu roteiro, antes de chegar em Serro, a cidade de Datas, onde o fogo olímpico passou pela Catedral Metropolitana de Santo Antônio e pela Praça do Divino, levando a população às ruas para uma grande festa.
Diversão e aventura
Do Serro a chama olímpica partiu em direção a Guanhães, onde iniciou seu percurso no coreto municipal da Praça JK, com apresentação da Escola de Samba Vai Quem Quer e do maestro Omir Padilha, da banda de música Santa Cecília.
Para encerrar o dia, a caravana olímpica parte para Governador Valadares, onde, entre outras programações, está previsto um salto de parapente do Pico do Ibituruna, sobrevoando a cidade, até a Feira da Paz.
O evento de celebração será realizado na antiga sede da Companhia Açucareira Rio Doce, uma das mais belas e suntuosas obras arquitetônicas da cidade, onde será acesa a Pira Olímpica e haverá shows culturais.
Galeria de fotos Serro
(Agência Minas – Fotos: Gilmara Paixão e Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)
Realmente ficou muito bonito, mas na real gastar dinheiro danado com uma apresentação de 45 minutos a prefeitura devia falar quanto gastou com essa cerimonia nossas prefeituras estão quebradas gastar dinheiro com uma apresentação de 45 minutos não da pegava esse dinheiro e investia em calçamento nas ruas tem ruas no serro que estão uma vergonha um exemplo é a rua padre gregório uma vergonha parabéns para as prefeitura que não quiseram o revezamento gouveia Ipatinga e outras mais nosso pais se ilude com muito pouco mesmo teve copa um desastre que estamos pagando ate hoje agora vem olimpiadas ACORDA BRASIL.