Um falso médico, identificado como Fábio Machado da Cunha, de 25 anos, natural de São Paulo (SP), foi preso em flagrante pela Polícia Militar na tarde dessa segunda-feira, 2 de maio, no município de Jenipapo de Minas, na região do Vale do Jequitinhonha.
Segundo informações de policiais militares, a prisão do suspeito, que estava atuando como clínico geral, aconteceu após uma denúncia anônima. “Na manhã de segunda-feira ele havia feito um atendimento na cidade e em seguida foi para a Agrovila, onde o prendemos”, disse um sargento.
De acordo com a ocorrência, o jovem, que não tinha passagens pela polícia, chegou àquela cidade a cerca de duas semanas e atendeu pelo menos 10 pessoas. Ele utilizava uma sala da casa da mãe como consultório e pedia uma contribuição entre R$ 30 e R$ 40 reais por consulta.
Fábio Cunha foi preso em Jenipapo de Minas (Foto: Divulgação / PM)
Com ele foram encontrados receituários, medicamentos e equipamentos médicos para aferição de pressão arterial, além de um estetoscópio.
A Polícia Militar informou que Fábio Cunha estava usando o CRM de um médico da cidade de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo, e que os receituários levam o timbre do Hospital Pimentas Bonsucesso, da Prefeitura de Guarulhos (SP).
No momento da prisão, o jovem se defendeu alegando que estava querendo ajudar as pessoas carentes e que chegou a frequentar um curso de técnico em enfermagem, mas não concluiu.
Ele vai ser enquadrado por exercer ilegalmente a medicina, falsidade ideológica e também por estelionato, já que ele estava aferindo vantagens ao cobrar consultas.
Ainda de acordo com a PM, Fábio Cunha nunca tinha ido à Jenipapo de Minas, mas a mãe dele é natural do município e há 30 anos não vai àquela cidade. “Ela chegou à cidade para acompanhar o caso do filho”, informou a PM.
O falso médico foi preso em flagrante e levado para a cadeia de Minas Novas, a 72 km de Jenipapo de Minas. Um inquérito será instaurado e enviado ao Ministério Público, que decidirá a pena do suspeito.
O falso médico chegou a montar uma sala de atendimento na cidade (Foto: Divulgação)
Material apreendido pela Polícia Militar de Jenipapo de Minas (Foto: Divulgação)
(Gazeta de Araçuaí)