Manifestantes bloqueiam ferrovia em Aimorés, no Vale do Rio Doce

0

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas ocupou trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), no município de Aimorés, na tarde desta terça-feira (12/4). Os manifestantes são integrantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) e reivindicam soluções para os problemas que estariam afetando os produtores da região.

A agricultora Elaine Souza Ahnert afirma que o grupo é composto por pessoas de Aimorés, Resplendor e Itueta. Ela diz que a produção de hortaliças e a criação de gado foram afetadas após a contaminação do Rio Doce pelos rejeitos de minério liberados no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Segundo ela, as criações dos produtores estão morrendo de sede e não há água para a agricultura.

Além disso, Elaine também destaca que a construção da Barragem de Aimorés deixou muitas famílias sem trabalho. Para construir a barragem, terras foram desapropriadas e os donos delas indenizados, mas os trabalhadores que eram empregados nessas fazendas não receberam nada, além de terem perdido seus empregos. Agora, o grupo aguarda uma indenização.

Grupo bloqueia linha férrea em Aimorés (Foto: Jackson Veríssimo / Arquivo Pessoal)

Ferrovia liberada

Os manifestantes liberaram o trecho da estrada de ferro Vitória a Minas no início da noite dessa terça-feira. De acordo com a Polícia Militar, a desocupação ocorreu de forma pacífica por volta das 20h, após determinação do juiz Braulino Correa da Rocha Neto.

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui