Governador Valadares recebe campanha de conscientização do câncer de intestino

0

O Intestino Gigante (IG) é uma réplica estilizada do intestino grosso, inflável de grandes dimensões, que reproduz lesões como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Outras lesões como a retocolite ulcerativa, doença de Crohn, hemorroidas também são visualizadas no modelo, enquanto os visitantes podem ver as lesões receber mensagens por vídeo de curta duração no interior do modelo e que informam sobre a prevenção do câncer do intestino e cuidados gerais de saúde. Folhetos informativos sobre o tema serão distribuídos a todos os visitantes.

“Nosso objetivo é ressaltar a importância da prevenção da doença ou mesmo a detecção ainda no seu início e informá-las sobre as formas de tratamento”, explica a Dra. Angelita Gama, presidente da ABRAPRECI.

A exposição do Intestino Gigante já foi feita em numerosas capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Vitória, Manaus, Belém, Campo Grande, Porto Alegre bem como em diferentes cidades do interior dentre as quais: Campinas, São José do Rio Preto, Santa Cruz das Palmeiras, Bauru, Cascavel, Juiz de Fora, Caratinga dentre outras.

Também foi exibida a pedido do Presidente da Associação Internacional de Câncer Digestivo (IDCA) e em seguida em três das maiores cidades canadenses, permanecendo naquele país por um mês.

No total, mais de 200.000 pessoas já visitaram o IG e receberam informações sobre a prevenção do câncer do intestino.

Saiba mais sobre a doença

O tumor de intestino, em geral, cresce de forma silenciosa. Os sintomas só aparecem quando o câncer já está mais desenvolvido. São eles: sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação alternados), necessidade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente.

Alimentação e hábitos de vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. Dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos parecem ter efeito protetor sobre a doença enquanto que o consumo de gordura animal e de álcool são fatores de risco reconhecidos. A obesidade e sedentarismo, o tabagismo, são também fatores de risco para o aparecimento do câncer de intestino Exames mais complexos como a colonoscopia são de grande importância, principalmente nos indivíduos considerados de risco ou com sintomas intestinais específicos. Este tipo de exame pode fazer o diagnóstico e em alguns casos permite a remoção de pólipos, que são lesões precursoras do câncer do intestino. Entre os exames fundamentais para o diagnóstico precoce está a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, que permite detectar a presença de pólipo no intestino ou mesmo tumores nos estágios iniciais. As pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de pólipos benignos, câncer do intestino, retocolite ulcerativa, câncer de mama, ovário ou útero devem procurar um médico para orientação sobre possíveis formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do intestino.

Funcionamento da visita

Os visitantes assistem a um vídeo (2m) de introdução ao tema.

Em seguida são conduzidos para o interior do IG em grupos de 6 a 7 pessoas acompanhadas de monitores. No interior do IG eles poderão observar reproduções das doenças, além de 4 vídeos de 1,5 minutos, falando sobre a prevenção do câncer e sobre as doenças que são visualizadas durante o percurso.

Ao final da visita, os visitantes são questionados se têm dúvidas e, em caso positivo, encaminhados de acordo com a natureza de sua dúvida, às nutricionistas, enfermeiras ou médicos de plantão.

Serviço:

Campanha Conscientização sobre o Câncer de Intestino em Governador Valadares

Data: 1 a 3 de abril

Horário: 10:00hs às 22:00hs

Local: GV Shopping

Rua Sete de Setembro, 3.500 – Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui