Atenção à saúde em Minas Gerais recebe investimentos de R$ 30,5 milhões

0

O Governo de Minas Gerais investiu cerca de R$30,5 milhões na primeira etapa do Programa de Doação de Veículos para a Atenção à Saúde nos municípios. Os recursos foram para a compra de quase 700 veículos, entre ambulâncias e carros utilitários, entregues a prefeituras e instituições filantrópicas de mais de 400 cidades, nos 17 Territórios de Desenvolvimento.

O Programa de Doação de Veículos para a Atenção à Saúde, uma iniciativa do Governo do Estado, tem o objetivo de proporcionar qualidade no transporte de pessoas com necessidades de tratamento médico, realização de exames ou de consultas, além de promover a assistência médica de caráter emergencial.

Para estabelecer a quantidade de veículos entregues, sem ônus aos municípios, e os valores investidos no programa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez um levantamento dos convênios pendentes desde de 2013 e um diagnóstico assistencial em todas as regiões ampliadas de saúde do estado. “O programa reorganiza demandas de convênios celebrados entre 2013 e 2014 e que não foram atendidas na gestão anterior”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, destacou a contribuição dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ao indicarem emendas ao orçamento do Estado, permitindo, com isso, a entrega dos veículos aos municípios. “Ações como estas comprovam a importância da parceria entre o executivo e legislativo na promoção da assistência à saúde dos mineiros e mineiras”, acentuou.

Benefícios

Várias Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foram contempladas nesta fase do Programa de Doação de Veículos. A Apae de Carmo do Paranaíba, no Território Noroeste, por exemplo, recebeu um Doblô Essence.

“O carro chegou em boa hora, porque precisávamos de um veículo pequeno para fazer pequenas viagens”, diz a pedagoga aposentada Maria de Lourdes Rodrigues, presidente voluntária da Apae de Carmo do Paranaíba. Ela conta, aliviada, que o Doblô vai substituir uma Kombi velha, com mais de 30 anos, que já foi parar no ferro velho.

A Associação atende 250 portadores de necessidades especiais de Carmo do Paranaíba e da vizinha cidade de Arapuá. O veículo vai facilitar o transporte dos alunos para unidades de saúde, as visitas dos assistentes sociais às famílias e servir de apoio logístico para atividades administrativas.“Atendemos aqui pessoas com deficiência múltipla que, muitas vezes, precisam ser buscadas e levadas em casa. Além disso damos assistência a várias famílias nos distritos da região, inclusive da zona rural”, observa Maria de Lourdes.

Doblô doado para Apae de Carmo do Paranaíba, Território Noroeste, vai beneficiar portadores de necessidades especiais – Foto: Karina Onório / Divulgação Agência Minas

Reforço para hospital da rede ampliada

O Hospital de Cataguases, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, no Território Mata, está entre as entidades filantrópicas beneficiadas. O hospital recebeu dois Fiat Pálio que, prioritariamente, vão ser utilizados no transporte de pacientes, de doadores de sangue e no atendimento em domicilio por parte das equipes de enfermeiros e de médicos.

Segundo o controlador da entidade, Carlos José Barbosa, os veículos vão agilizar a assistência aos pacientes e auxiliar em alguns procedimentos administrativos. “Os carros eram uma necessidade urgente e significam um ganho enorme para o hospital, para o transporte do dia a dia, para as atividades básicas”, ressalta Barbosa.

O hospital da Irmandade Santa Casa de Misericórdia realiza cerca de 8 mil atendimentos por mês, 90% pelo SUS. A entidade faz parte da rede ampliada de urgência e emergência do estado e é uma das referências na microrregião de Cataguases, que possui aproximadamente 176 mil habitantes. O hospital atende várias especialidades, como clínica médica, urgência e emergência, ortopedia, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral.

Balanço

Nesta primeira etapa do Programa de Doação de Veículos foram entregues 79 Doblô ambulâncias, 203 Doblô Essence, 385 veículos Fiat Pálio; e 30 modelo Ducato minibus.

O programa contemplou prefeituras, entidades beneficentes e filantrópicas dos municípios dos Territórios de Desenvolvimento Alto Jequitinhonha, Caparaó, Central, Mata, Médio e Baixo Jequitinhonha, Metropolitano, Mucuri, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vertentes. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui