Juiz de Montes Claros pendura toga na janela em protesto contra nomeação de Lula

3

A toga de um juiz pendurada do lado de fora de um apartamento chamou a atenção de quem passou por uma rua no Bairro Todos os Santos, em Montes Claros, nesta quinta-feira (17/3). O imóvel pertence a Antônio Carlos Dias de Aguilar, que atua na 1ª Vara de Família. O magistrado afirma que o ato é uma forma de protesto contra a corrupção e a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

“O meu ato expressa apoio ao povo brasileiro que está indignado com a situação do país e agora com a nomeação do ex-presidente como ministro”, destacou o juiz por telefone.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Associação dos Magistrados Mineiros disseram não ter conhecimento de manifestações de outros profissionais da classe. No Rio de Janeiro, cerca de 200 juízes e desembargadores fizeram um ato de desagravo ao juiz Sérgio Moro, responsável pela “Operação Lava Jato”. Eles cantaram o Hino Nacional e posaram para uma foto usando suas togas, na sede da Associação dos magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

Toga foi pendurada do lado de fora do apartamento (Foto: Michelly Oda / G1)

Posicionamento da Amagis

Em nota, a Associação dos Magistrados Mineiros manifesta “repúdio aos recentes ataques à independência do Judiciário e da Magistratura, e condena igualmente as tentativas de ingerência política na condução dos processos judiciais. Atacar o Judiciário e seus Magistrados é, da primeira à última instância, agredir o Estado Democrático de Direito”.

A Amagis destacou também que as instituições estão acima de questões e disputas políticas e devem ser preservadas como conquistas e valores democráticos, independente de quais sejam os investigados. A nota ressalta também que os insatisfeitos com o as decisões judiciais têm o direito de defesa.

“A autonomia do Poder Judiciário e a independência funcional da Magistratura nacional são garantias institucionais e constitucionais do regime democrático e do Estado republicano contra abusos de poder e violação dos direitos. A cidadania confia que o devido processo legal e as decisões judiciais resultem da livre convicção interpretativa do Magistrado”, afirma a nota.

(Fonte: G1 Grande Minas / Repórter: Michelly Oda)

3 COMENTÁRIOS

    • Cada pessoa tem a sua interpretação, a simbologia é para os inteligentes como a bandeira é para todos, a leitura de gestos implica a personalidade de quem as faz. O sarcasmo é próprio dos que coadunam com esta corja os quais os magistrados com suas prerrogativas legais colaboram no sentido de apurar e condenar como já está ocorrendo. O comentário acima só demonstra que temos aqui um sarcástico que não quer entender a mensagem de um magistrado que fora dos tribunais é um cidadão como nós e que tem o direito de opinar e manifestar a sua opinião e este está com a maioria do povo brasileiro, e não é o caso do comentarista acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui