Projeto de lei garante reajuste de 11,36% para os profissionais da educação em Minas Gerais

0

O governador Fernando Pimentel encaminhou, nesta terça-feira (15/3), à Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, projeto de lei que propõe que as tabelas de vencimentos das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica e os valores dos abonos sejam reajustados em 11,36%, de forma retroativa, a partir de 1º de janeiro de 2016. A nova proposta atende às reivindicações e pontos abordados em constante diálogo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A partir de agora, o projeto de lei aguarda apreciação e depende do Legislativo para que os reajustes da categoria e a correção do valor do piso salarial sejam devidamente incorporados. De acordo com a assessoria de imprensa da ALMG, por ter sido solicitada a apreciação em regime de urgência, os prazos regimentares são reduzidos à metade e o projeto de lei ganha prioridade na tramitação.

Histórico

O projeto de lei honra o compromisso do acordo histórico assinado entre o governador Fernando Pimentel e as entidades representativas dos professores, no ano passado, ao assegurar à categoria a atualização do Piso Salarial Estadual nos mesmos índices de correção do Piso Salarial Profissional Nacional nos anos de 2016, 2017 e 2018 para o Professor Especialista em Educação e Analista Educacional na função de Inspetor Escolar.

Em fevereiro, após entendimento com o Sind-UTE/MG e deputados, o Governo do Estado retirou o projeto que previa aumento do piso por meio de abono e deu início à construção de uma versão que atendesse às demandas da categoria.

Com as novas medidas propostas, o Governo cumpre a determinação contida no art. 3º da Lei nº 21.710, de 2015, agregando a atualização do piso salarial do magistério aos reajustes autorizados nessa mesma Lei para servidores de todas as carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica.

Desde 2015, a atual gestão da administração pública estadual tem mantido intenso diálogo com o sindicato com o único objetivo de valorizar os servidores da Educação. Com transparência e sensibilidade, a cada encontro e debate o Governo reafirma o compromisso de aprimorar as políticas públicas educacionais, com a efetiva participação dos professores por meio de seus representantes legais.

Trâmite

Segundo a assessoria de imprensa da ALMG, o pedido de urgência é uma estratégia adotada para acelerar a tramitação de um projeto na Assembleia, à qual o governador pode recorrer para até dois projetos de lei ao mesmo tempo. Nesse caso, além da redução dos prazos regimentares, deixa de ser obrigatória a publicação de pareceres no Diário do Legislativo. Impacto também na discussão no plenário que, com isso, não pode ultrapassar quatro reuniões consecutivas. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui