Presídio de Nanuque inaugura escola construída por detentos

0

O ano começou de cara nova para os detentos e detentas estudantes do Presídio Regional de Nanuque, no Território Mucuri. Eles próprios contribuíram para a inauguração da escola da unidade, que construíram enquanto faziam os cursos de pedreiro e de carpinteiro por meio do programa federal Pronatec. São duas salas de aula, que funcionam como uma extensão de uma escola da rede estadual, com Ensino Fundamental e cursos profissionalizantes.

O ensino regular foi garantido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Secretaria de Estado de Educação. Junto das salas de aula, foi erguida uma biblioteca. O estudo garante aos presos remição de pena, com redução de um dia a cumprir a cada 12 horas de frequência escolar.

Presídio de Nanuque inaugura escola construída por detentos – Foto: Divulgação / Seds

Cursos do PRONAC e SENAI

As aulas do curso de pedreiro começaram no fim de 2015, com 14 presos e presas. As aulas estão sendo dadas por instrutores do Senai. O conteúdo teórico e prático compreende alvenaria e reboco, noções de pequenas estruturas e de revestimento de pisos e paredes.

Colocando em prática os conhecimentos adquiridos, os presos também construíram, em parceria com a OAB, uma sala para atendimento jurídico, e estão agora engajados na obra do refeitório da unidade, com entrega prevista para maio.

Gerente de Produção do presídio, Lucas Souza diz que essas frentes de trabalho são de grande importância para a ressocialização dos detentos. “Os cursos do Pronatec/Senai abrem para eles uma porta para o mercado de trabalho. Ao final do cumprimento da pena, eles já terão uma oportunidade maior, principalmente no ramo de construção civil”.

Presídio de Nanuque inaugura escola construída por detentos – Foto: Divulgação / Seds

(Por Jéssica Azeredo / Seds)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui