No fim da tarde de sexta-feira, 22 de janeiro, a água da chuva invadiu cerca de 20 residências no residencial Jardins, em Jaíba, e moradores tiveram que deixar o local. Segundo relato dos moradores, o problema vem se repetindo a cerca de 15 dias.
As famílias reclamam que a prefeitura garantiu, quando as casas foram vendidas, que iria fazer uma obra de drenagem na lagoa que existe próxima ao empreendimento, mas até o momento nada foi realizado, e, sempre que chove forte, a situação se repete.
Por telefone, o coordenador da Defesa Civil em Jaíba, Élcio Chaves, informou que a prefeitura disponibilizou caminhões de mudanças, para os moradores irem para locais seguros, e que existe uma bomba do município realizando o trabalho de sucção da água, mas como as chuvas têm sido intensas, ela não conseguiu captar toda a água. Ele disse ainda que outra bomba, com vasão maior a 250 mil litros, iria resolver o problema a partir do meio dia de sábado (23).
O coordenador informou que são 20 famílias desalojadas, mas que a secretaria de Assistência Social está dando todo suporte. Disse ainda que um projeto de amplitude maior está sendo elaborado, para resolver o problema definitivamente.
Água da chuva invade casas em Jaíba (Foto: Wanderson Dias Silva / Arquivo Pessoal)
(Inter TV Grande Minas / G1)