A BR-251 segue interditada no Km 480, no município de Francisco Sá, no Norte de Minas, depois de uma grande erosão se for formou por baixo da pista em função do grande volume de chuva na região. A interdição ocorreu na noite de sábado (23/01) e segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve durar 15 dias. Segundo a PRF, automóveis e ônibus podem fazer um desvio por dentro do município. Já os veículos de carga devem fazer alteração na rota desde Belo Horizonte.
A indicação é que sigam pela BR-381, na saída para Vitória, e acessem a BR-116, passando por Governador Valadares e Teófilo Otoni. Os motoristas de veículos pesados, que já tiverem passado por BH ou já estão na BR-251, têm a opção de fazer um desvio de 100 km, acessando a MG-122, sentido MG/BA, no Km 504, 19 km depois de Montes Claros, sentido Janaúba. Essa rota passa por Riacho de Machados e só é possível retornar à BR-251 no km 425, seguindo em direção a Salinas.
As chuvas no Norte de Minas provocaram outros problemas neste domingo. O tráfego pela MG-122 ficou interrompido durante seis horas entre o entroncamento da BR-251 e o município de Janaúba, formando um congestionamento de 20 Km. Uma enchente no Rio Quem-Quem fez a água passar por cima da estrada. Uma pista foi liberada próximo ao município de Capitão Enéas. Em outro trecho de uma estrada vicinal que liga Capitão Enéas ao distrito de São Pedro da Garça, em Montes Claros, o trânsito também foi interrompido porque a ponte sobre o rio Verde Grande foi levada pela enchente. O trecho serve como acesso secundário a Montes Claros.
No distrito de Barreiro da Raiz, no município de Janaúba, o rio Gorutuba transbordou e levou dois carros. Os motoristas pararam para ver a dimensão da enchente quando tiveram os veículos afetados. Não há vítimas. Com a enchente, a barragem do Bico da Pedra, no mesmo manancial, atingiu 25% de sua capacidade, sendo que no final de 2015 ela estava com apenas 15%.
Cratera interdita a BR-251, no Norte de Minas – Foto: Divulgação / PRF
Cratera interdita a BR-251, no Norte de Minas – Foto: Divulgação / PRF
Cratera interdita a BR-251, no Norte de Minas – Foto: Divulgação / PRF
(Fonte: Estado de Minas)