Samarco para de distribuir água e moradores protestam em Governador Valadares

0

Moradores do Residencial Vitória bloquearam parte da BR-381 na tarde desta sexta-feira, 22 de janeiro, em protesto contra a decisão da Samarco de interromper a distribuição de água mineral em Governador Valadares. Os manifestantes interromperam o trânsito no Anel Rodoviário, em uma das saídas para Ipatinga.

Desde novembro, dias após a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, uma liminar obrigava a empresa a distribuir água na cidade, que foi afetada pela lama de rejeitos de minério. Contudo, a decisão judicial foi suspensa, neste mês.

Por meio de nota, a mineradora informou que “a distribuição de água mineral em Governador Valadares atendia a uma liminar judicial que, desde o dia 17 de novembro, determinava a distribuição de 553.900 litros de água diários no município. A logística dessa distribuição era realizada por empregados da própria empresa, contratadas e também contava com o apoio de voluntários das associações comunitárias e lideranças de bairro, juntamente com a COCAMB (Conselho Comunitário das Associações de Moradores de Bairros). Desde o dia 11 de janeiro, a liminar foi suspensa e, assim, a Samarco deixou de ser obrigada a distribuir água mineral em Valadares. Foram distribuídos 74 milhões de litros de água potável e 30 milhões de litros de água mineral à população do município desde o início do processo. Em Comitê, formado pela Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, Prefeitura e Vale, a Samarco apresentou o resultado de análises da água tratada em Valadares, realizadas por diferentes laboratórios cumprindo determinação judicial. As amostras foram coletadas sob fiscalização de um oficial da Justiça Federal e as análises mostram que a água está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Diante destes resultados positivos, a distribuição de água mineral será encerrada no dia 22 de janeiro”, justificou.

Ainda, de acordo com a mineradora, o tratamento de água em Governador Valadares foi restabelecido em 15 de novembro de 2015 e a água do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fornecida à população no município está dentro dos padrões de potabilidade definidos pela Portaria 2.914 de 2011, do Ministério da Saúde.

Moradores do Residencial Vitória bloquearam parte da BR-381 em protesto contra a decisão da Samarco de interromper a distribuição de água mineral (Foto: Zana Ferreira / G1)

(Fonte: Inter TV dos Vales / O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui