Rio Doce transborda e deixa moradores de Governador Valadares em alerta

0

O clima de apreensão e medo toma conta de moradores de Governador Valadares, na Leste de Minas Gerais, por causa da chuva. O nível do Rio Doce, que corta o município, subiu rapidamente e já saiu de seu leito em algumas regiões. A água já se aproxima de casas no Bairro São Tarcísio. A Defesa Civil emitiu um alerta às famílias. A previsão é que ele chegue a 3,3 metros ainda na noite desta quarta-feira. A preocupação é com o estado da água, que ainda sofre com a lama de rejeitos que vazou da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

Moradores do Bairro São Tarcísio já vivem a possibilidade de inundação de seus imóveis pelo Rio Doce. As águas que ainda estão sob o efeito da lama da já tomam conta das ruas e começa a chegar nas portas das casas. No Bairro Ilha, um dos que mais sofre com cheias na cidade o rio está próximo de sair do leito. O nível está bem acima do normal.

Moradores das áreas mais baixas estão bastante preocupados já que chove no município e a possibilidade de alagamento nas próximas horas não está descartado. A água já atinge as comunidades ribeirinhos. Além de São Tarcísio, correm risco de alagamentos os bairros São Paulo, Santa Terezinha, e São Pedro.

Normalmente, o nível do Rio Doce em Governador Valadares é de 0,86. Nesta quarta-feira, ele já atingiu chegou a 2,56. Segundo a Defesa Civil, o alerta vermelho entra em vigor quando a marca de 2,70 m é batida. A Prefeitura fez um alerta nesta manhã à população. Carros de som rodaram pela comunidade e mensagens de alerta foram enviadas para avisar sobre o perigo da cheia. A previsão é que a água chegue a três metros por volta das 20h.

Água já toma conta de ruas de comunidades ribeirinhas (Foto: WhatsApp / Reprodução)

(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui