Samarco descumpre pela segunda vez entrega de planos de emergência em Minas Gerais

0

A Mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Biliton, descumpriu pela segunda vez o prazo de entrega dos planos de emergência da empresa para o caso de problemas nas barragens de Santarém e do Germano. As barragens estão localizadas nas proximidades da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro no município mineiro de Mariana, e apresentaram danos após o colapso.

Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo rompimento e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, o prazo foi prorrogado para 9 de janeiro. Como o prazo caiu no fim de semana, venceu nesta segunda-feira (11).

Em nota, a Samarco informou que recebeu o novo estudo de emergência de barragens contratado de uma consultoria especializada na noite de ontem. “Técnicos da empresa agora revisam o material para entregá-lo aos órgãos competentes o mais brevemente possível.”, informou a mineradora, sem definir a data.

Procurado, o Ministério Público de Minas Gerais não respondeu às informações sobre as consequências do descumprimento do prazo. (Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui