Governo de Minas deve atrasar salários por três meses e servidores ameaçam greve

0

O governador Fernando Pimentel (PT) falou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (6/1/2016), no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Durante coletiva para lançamento de um aplicativo, Pimentel disse que os atrasos no pagamento dos funcionários públicos deve persistir pelos três primeiros meses deste ano. Ele também comentou sobre a situação dos funcionários da Cemig, em greve há 43 dias.

“Vamos pagar dois dias úteis depois do prazo normal, em vez de ser no dia 8, será no dia 13 de janeiro, isso se deve ao fato de não termos o volume suficiente de recursos. Isso aconteceu porque pagamos duas folhas no final do ano, pagamos dezembro e o 13º, então até o dia 8 não teremos o volume para pagar todo mundo”, explicou.

O governador ressaltou que a principal preocupação do governo no momento é a de garantir o pagamento do funcionalismo. “Ao longo da próxima semana, devemos chamar todas as associações e sindicatos dos servidores, para oferecer a eles um cronograma de pagamentos que dê segurança para o servidor”, pontuou.

Pimentel também responsabilizou o deficit de R$ 10 bilhões deixados pelas gestões anteriores, como um dos fatores para o não pagamento dos servidores. “Queremos criar um cronograma que dê segurança ao servidor, não posso antecipar ainda qual será, mas com certeza até meados da semana que vêm teremos este fluxo de caixa para entregar às associações e sindicatos”, afirmou.

Eletricitários da Cemig, em greve há 43 dias, protestaram – Foto: Felipe Castanheira / O Tempo

Servidores ameaçam entrar em greve a partir de segunda

Servidores públicos do Estado de Minas Gerais ameaçam entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (11/1/2016), quando haverá uma reunião das categorias para discutir os atrasos nos salários dos trabalhadores.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (6), representantes sindicais afirmaram que estão sendo estudadas paralisações em pelo menos três categorias: da Saúde, da Segurança Penitenciária e dos setores administrativos do governo.

“É uma questão que estamos analisando, pois o que está acontecendo é muito sério. E se nada for resolvido imediatamente, a greve é iminente. Na próxima segunda-feira, dia 11, realizaremos uma reunião em que serão definidas essas questões”, afirmou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas Gerais (Sindipúblicos-MG), Geraldo Henrique.

Greve dos trabalhadores da Cemig

Ao falar sobre os trabalhadores da Cemig, em greve, o governador ressaltou que respeita a mobilização, mas que ela ocorria em local errado (em frente ao Palácio da Liberdade), uma vez que a empresa tem sede própria e autonomia para gerir a situação, não cabendo ao governo do Estado intervir.

A coletiva foi marcada para lançamento de um aplicativo, o APP MG, que promete melhorar o atendimento aos cidadãos em relação aos serviços prestados pelo governo de Minas Gerais.

(Fonte: O Tempo / Repórteres: Felipe Castanheira / Gustavo Lameira / Jhonny Cazetta)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui