População fecha ferrovia em protesto contra captação de água do Rio Doce em Resplendor

0

Inseguros em relação à qualidade da água do Rio Doce, moradores de Resplendor atearam fogo em pneus e fecharam a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nesta segunda-feira (28/12/2015) em protesto contra o possível retorno da captação da água do rio. O município é um dos mais afetados pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana, na região Central.

“A população está com medo da qualidade da água e decidiu fechar a linha férrea, que pertence a Vale, e é usada para transporte de minério e passageiros, está tudo parado”, afirmou o jornalista e morador de Resplendor, Stéphano Mattos. Segundo ele, cerca de 500 pessoas participam do protesto.

População bloqueia ferrovia em Resplendor – Foto: Stéphano Mattos / Reprodução O Tempo

Em nota, a Copasa informou que, devido à interrupção da captação de água no Rio Doce, a cidade está sendo abastecida com a água dos córregos Santana e Barroso e de poço artesiano. No entanto, com a seca prolongada, essa água não tem sido suficiente para abastecer o município e, por isso, o sistema de rodízio foi implantado. Para complementar o abastecimento, a empresa vai realizar, na noite desta segunda-feira (28/12), um teste da qualidade da água do Rio Doce, interrompendo o fornecimento de água ao município.

A empresa ressaltou que a água tratada do Rio Doce somente será distribuída à população “após os resultados dos testes comprovarem sua potabilidade, conforme padrões do Ministério da Saúde”. Já a assessoria de imprensa da Vale não foi encontrada para comentar o fechamento da linha férrea.

Vídeo: moradores fecham linha férrea de Resplendor



(Fonte: O Tempo / Repórter: Rafaela Mansur)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui