Serro inaugura Museu Virtual das Tradições

1

A Prefeitura do Serro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio inaugurou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Museu Virtual das Tradições e o Sistema de Informações Turísticas do município. A cerimônia aconteceu na Chácara do Barão, em Serro.

O espaço digital foi criado para receber e armazenar informações sobre as práticas culturais da população. A iniciativa da prefeitura local, via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, teve ampla participação dos moradores e traz fotografias, vídeos, sons e textos. A partir de sábado, a visita ao museu poderá ser feita de qualquer canto do planeta no endereço eletrônico www.museudastradicoes.com.br.

A criação do museu faz parte de um convênio firmado entre a prefeitura e a empresa Anglo American, dentro do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural do Serro. Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Farnesi, a iniciativa surgiu da parceria entre prefeitura, Sebrae, Museu Casa dos Ottoni e a empresa para valorizar, difundir e fortalecer a cultura. O projeto demandou dois anos de pesquisas e contou com a consultoria da historiadora Clotildes Avellar Teixeira, doutora em ciência da informação e especialista em gestão do patrimônio cultural. A idealização é da Historiarte e o espaço digital terá acompanhamento de um comitê gestor.

Clotildes explica que o museu contempla aspectos da cultura imaterial do Serro, como as celebrações religiosas, a Festa do Rosário e outras tradições que revelam a riqueza cultural do município nascido no século 18. “É um espaço em constante movimento, que será alimentado pela população com novos dados”, afirma a pesquisadora.

Ao mesmo tempo, foi criado um sistema digital de informações para fomentar o turismo na cidade. São 10 totens multimídia espalhados estrategicamente e que vão orientar o visitante no deslocamento pela sede municipal, distritos e povoados famosos como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari. Nos tótens, estarão disponíveis informações sobre os principais atrativos naturais e religiosos que compõem o painel turístico da região, parte integrante do Circuito dos Diamantes.

Serro inaugura Museu Virtual das Tradições – Foto: Divulgação

(Fonte: Prefeitura do Serro / Estado de Minas)

1 COMENTÁRIO

  1. muito bom o projeto, mas para chegar na cidade do serro para visitar esse museu vc vai ter que andar por uma péssima br a 259 o trecho que vai de tijucal ate o serro cerca de uns 35k estrada péssima buraco e muito mais que as autoridades possam fazer algo para melhorar esse asfalto pois pagamos documentos em dia para ter boas estradas ou estou errado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui