Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros impediu que uma tragédia envolvendo cinco pessoas acontecesse em Barbacena, na região Central de Minas Gerais, na noite dessa sexta-feira (4/12). De acordo com informações da corporação, um muro de arrimo de aproximadamente 15 metros de cumprimento por dois metros de altura em um terreno inclinado desmoronou sobre uma residência no bairro Santo Antônio. A queda ocorreu em decorrência das fortes chuvas que caem no município.
De acordo com o tenente Jaime Tomaz, o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos moradores minutos antes do desabamento. Cinco pessoas, entre elas duas crianças e um idoso, que estavam em duas residências sob risco, foram desalojadas rapidamente para a casa de vizinhos e de um parente próximo.
“Enquanto os bombeiros adentraram as casas para retirar os pertences de interesse dos moradores ouviu-se um forte estrondo, seguido do desmoronamento deste muro de arrimo. Rapidamente os bombeiros deixaram a residência. Ninguém se feriu”, esclareceu.
Ao todo, quatro bombeiros trabalharam nessa ação. Uma das residências ficou parcialmente obstruída pelo excesso de lama e entulhos. A Defesa Civil foi acionada para os trabalhos de avaliação de riscos e possíveis desmoronamentos.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, essa foi a quarta ocorrência em dois dias com queda de talude sobre residências. Duas ocorrências foram no bairro Santa Efigênia e a outra no bairro Santa Luzia. Seis casas foram condenadas e 18 pessoas tiveram que deixar seus imóveis. Não houveram vítimas.
Uma das residências ficou parcialmente obstruída pelo excesso de lama – Foto: Divulgação
Uma das residências ficou parcialmente obstruída pelo excesso de lama – Foto: Divulgação
(Fonte: Jornal O Tempo)