UFOP aposta na utilização de rejeitos da mineração na construção civil

0

Um grupo de pesquisas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) aposta na utilização dos rejeitos da mineração na construção civil. Os trabalhos apontam para alternativas que poderiam contribuir para a minimização dos impactos ambientais bem como redução dos riscos potenciais das barragens de rejeitos de minério de ferro. A iniciativa vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Grupo de Pesquisas RECICLOS-CNPq da Ufop.

Segundo o coordenador do projeto, professor Ricardo Fiorotti, trata-se basicamente de “soprar” a lama e separar os materiais nela existentes – tanto o material bruto quanto o material processado. Esse processo possibilita a incorporação de até 80% da lama no lugar de areia na produção de materiais para a construção civil. Os novos produtos são eficientes também do ponto de vista da utilização. O projeto já produziu concreto, argamassa, tijolos e bloco de pavimentação. “Todas essas produções são idênticas ao convencional. A única diferença está na cor, que é avermelhada”, explica o professor.

A equipe de pesquisa se coloca à disposição para oferecer o serviço de forma gratuita. A ideia é encontrar uma oportunidade de transformar a lama em uma atividade econômica. “Nós não queremos nenhum financiamento. A intenção é beneficiar a sociedade, propondo soluções. Muito é possível se fazer com esses rejeitos”, explica Fiorotti.

(Fotos: Divulgação UFOP – Fonte: UFOP / O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui