Saae de Governador Valadares volta a captar água no Rio Doce

0

A captação de água no Rio Doce, em Governador Valadares, no Leste de Minas, foi retomada neste domingo (15/11), segundo informou a Prefeitura Municipal. No sábado o governador Fernando Pimentel esteve na cidade e apresentou um laudo atestando a possibilidade do retorno da captação (leia o documento no final da página).

A captação de água foi interrompida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) depois que o rio foi atingido pela lama proveniente do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, que pertence a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG).

Para tratamento da água barrenta é utilizada uma substância coagulante chamada polímero de acácia negra, que acelera o processo de decantação, permitindo a separação dos resíduos. De acordo com a Prefeitura de Valadares, mesmo começando a tratar neste domingo, a água só começaria a chegar às torneiras na em alguns bairros na segunda-feira (16) e na cidade toda até a próxima sexta-feira (20).

No entanto, algumas pessoas postaram em redes sociais que na tarde deste domingo (15) a água voltou a cair nas caixas d’água, porém com a cor escura e em alguns locais com o cheiro forte. A prefeitura publicou em uma rede social que a água é potável e está dentro dos padrões.

Por meio de nota, o Saae alertou que a chegada da água pode fazer com que qualquer resíduo no fundo da caixa d’água apareça e a água pareça suja. “O Saae recomenda, inclusive, para que todos aproveitem para lavar as caixas. Mas a água distribuída estará dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade para o consumo”.

Prefeitura garante que a água é potável – Foto: Divulgação

Distribuição de água potável ou mineral

Neste domingo (15), os 14 postos de distribuição de água tiveram longas filas. Pela manhã, na Praça de Esportes, um quarteirão teve que ser fechado na Rua Dom Pedro II, entre as ruas Afonso Pena e Sete de Setembro. Inúmeras pessoas aguardavam para pegar água mineral.

No Bairro Turmalina a fila para pegar água mineral também reuniu um grande número de pessoas.

Atualmente chegam à cidade de Governador Valadares, cerca de 3,2 milhões de litros de água por dia. Esta água, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, é trazida da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço.

Ainda neste domingo (15) a prefeitura informou que os vagões pipas com água prometidos pela Vale não estão chegando. A assessoria de comunicação disse que depois da chegada dos 4 vagões tanque, na última sexta-feira (13), nenhuma remessa de água chegou na cidade. Na ocasião, a água deve que ser descartada pelo teor de querosene que continha.

A prefeitura acredita que a ocupação de índios Krenak na Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), em Resplendor esteja impedindo a chegada do trem com os novos vagões tanque com água. Em nota a Vale confirmou a informação: “com a ocupação, as operações de carga e de passageiros estão paralisadas por tempo indeterminado e está prejudicado o apoio à distribuição de água para outras comunidades ao longo da EFVM”.

Ordem de chegada da água

Depois que a água começa a ser distribuída, levará alguns dias até chegar à toda a cidade. É que o sistema leva cerca de quatro dias para se recompor já que está parado e toda a tubulação está vazia. Naturalmente, a rede segue esse percurso:

A água chega primeiro aos seguintes locais:

– Centro; Ilha; bairro de Lourdes e região; Vila Bretas; e a partir do Esplanadinha, São Pedro e os bairros seguintes (no sentido centro bairro); São Cristóvão;

Em seguida a água chegará nas partes baixas das seguintes regiões:

– Altinópolis; Nossa Senhora das Graças; Grã Duquesa; Jardim Pérola;

Nos bairros mais distantes e mais altos a água ainda demorará um pouco a chegar:

– Santa Paula; Jardim do Trevo; Planalto, Santo Antônio e região; Turmalina;

Toda a região do Vila Isa e do Santa Rita é abastecida por Estações de Tratamento de Água (ETA) próprias e não da Central. A ETA do Vila Isa volta a funcionar ainda hoje. A ETA do Santa Rita volta ao funcionamento normal na segunda-feira.

Laudos da Copasa

(Ler documentos em PDF)



(Fonte: G1 dos Vales / Inter TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui